Portal de Notícias do Município do Funchal.

Alexandre Faria apresentou o seu mais recente romance ‘Aldeia Mágica’ na CMF

A obra, que narra uma aventura que parte de Cascais e prossegue até Bolama, na Guiné-Bissau, foi apresentada no Salão Nobre da Autarquia pelo escritor António Barroso Cruz.

Alexandre Faria apresentou nos Paços do Concelho o seu mais recente livro, a ‘Aldeia Mágica’, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher Africana, assinalado recentemente, no dia 31 de julho.

A obra, que narra uma aventura que parte de Cascais e prossegue até Bolama, na Guiné-Bissau, foi apresentada no Salão Nobre da Autarquia pelo escritor António Barroso Cruz.

Neste evento, organizado pela Associação Presença Feminina – FEM, marcou presença o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, que destacou “a importância deste livro que nos faz refletir sobre o papel fundamental da literatura no esbatimento de fronteiras e no abraçar de diferentes culturas”.

O livro trata-se de um romance de personagens, ou melhor, romance de uma personagem que vai ao longo de uma trajetória geográfica e psicológica de passagem e (re)iniciação vitais encontrando, numa espécie de teoria de choques ora benévola ora áspera, outros agentes que se lhe juntam (ou não), ‘Aldeia Mágica’ apresenta-se como uma obra de ficção didascálica na qual as dimensões biográficas, políticas e filosóficas se mesclam com informações históricas: e tudo isto está devidamente caldeado pela perspectiva do protagonista Daniel que, da civilização de Cascais e Lisboa, chega a um ermo na Guiné-Bissau para o tentar transformar num espaço de utopia.

Biografia do autor:

Alexandre Faria nasceu em Luanda, Angola, reside em Cascais, é Advogado e Presidente do Estoril Praia desde 2014. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com um Doutoramento Magna Cum Laude em Gestão Desportiva, foi autarca em Cascais durante 20 anos, destacando-se na área das Relações Internacionais e na promoção da diplomacia económica local, tendo sido o proponente de cinco novos acordos de geminação, com as cidades de Bolama na Guiné-Bissau, Ungheni na Moldova, Campinas no Brasil, Sausalito nos Estados Unidos da América e Karsiyaka na Turquia. Em 2012 foi distinguido com o Diploma de 1.º Grau do Governo da República da Moldova. No ano seguinte recebeu o Prémio Internacional Ulisses Grant da Cidade de Bolama e a Ordem de Honra da República da Moldova, a maior distinção civil do país. Em 2016 recebeu o Prémio de Mérito do Estoril Praia e em 2017 foi distinguido com a Medalha de Honra da Freguesia de Alcabideche. Conferencista em Portugal e no estrangeiro, participou no livro Testemunhos para o Futuro de Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o seu percurso literário consta na edição Autores e Escritores de Angola 1642-2018. É autor dos romances Filhos de África (Poética Edições, 2018) e Aldeia Mágica (Poética Edições, 2019) e dos ensaios Em Busca do Autarca Perdido, Tratado Internacional de Cascais e Liderar no Desporto – Uma História no Estoril Praia.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...