Portal de Notícias do Município do Funchal.

Câmara Municipal do Funchal já entregou gratuitamente 2700 compostores

Este é um investimento da Autarquia na ordem dos 437 mil euros, cofinanciado em 85% pelo POSEUR.

A campanha “Compostar, Outra Maneira de Reciclar”, que promove a valorização de resíduos orgânicos, conta até ao momento com um total de 3063 candidaturas, sendo que 2940 candidaturas já foram validadas, pelos serviços da Câmara Municipal do Funchal.

Até ao final de 2020, de acordo com dados disponibilizados pelo Departamento de Ambiente da Autarquia, a campanha que prevê a distribuição gratuita de 4000 compostores já tinha distribuído mais de metade, um total de 2702. 

Esta iniciativa teve início no último trimestre de 2019 e no final do ano passado já tinham sido percorridos 7471 km para efetuar a entrega dos compostores, por parte dos serviços da Autarquia que dedicaram 942 horas a esta causa. 

Refira-se que, este é um investimento da Câmara Municipal do Funchal na ordem dos 437 mil euros, cofinanciado em 85% pelo POSEUR. Esta campanha vem consolidar o trabalho e o compromisso deste Executivo Municipal na estratégia da Sustentabilidade Ambiental para o concelho. 

O projeto contempla, além da entrega gratuita dos compostores, uma componente de formação para dotar os agregados familiares de conhecimentos básicos acerca do processo de compostagem. 

A campanha possui, assim, um impacto duplamente benéfico. Por um lado possibilita a diminuição da fração de resíduos indiferenciados presentes nos resíduos sólidos urbanos e que têm como destino final a incineração (que acarretam custos de tratamento de resíduos do Município e na taxa de reciclagem). Por outro lado permite a valorização dos resíduos orgânicos ao nível doméstico sob a forma de composto, enquanto substituto de fertilizantes de síntese, com benefícios ambientais, mas também ao nível da produtividade das culturas (se utilizado nas hortas). 

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...