Portal de Notícias do Município do Funchal.

Candidaturas às Bolsas de Criação Artística já se encontram abertas

Entrega de propostas decorre até dia 15 de agosto de 2021.

A Câmara Municipal do Funchal informa que já se encontram abertas as candidaturas para a primeira edição do concurso pioneiro, na área cultural, que visa atribuir Bolsas de Criação Artística, uma iniciativa pensada no sentido de apoiar criadores que desenvolvam projetos em diferentes áreas, nomeadamente nas Artes Visuais, Artes Performativas e Escrita.

O Open Call decorre até dia 15 de agosto de 2021, através do seguinte formulário, sendo que poderá consultar aqui o regulamento com as condições de admissão.

De referir que, este é um dos projetos mais arrojados do Município no campo cultural este ano, em paralelo com o processo ambicioso de candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027. 

O objetivo das Bolsas de Criação Artística é, assim, estimular a capacidade criativa de artistas regionais, nacionais e até internacionais, provenientes de variadas disciplinas artísticas, possibilitando que estes possam encontrar no Funchal o contexto ideal de criação para o desenvolvimento da sua prática profissional.

Este apoio aos artistas permitirá atribuir seis bolsas de criação, com a duração de dois meses, no valor de 5 mil euros cada, um total de 30 mil euros. 

A edilidade aposta no fomento da criação artística que é fundamental para o processo de enriquecimento do património cultural, da comunidade e de uma cidade cosmopolita como o Funchal.

Não obstante, esta iniciativa da Câmara Municipal do Funchal surge igualmente como resposta às dificuldades em reunir recursos mínimos que permitam aos artistas condições satisfatórias para o desenvolvimento de projetos artísticos propostos.

A fragilidade financeira do sector das artes, a dificuldade em encontrar espaços de trabalho, a impossibilidade de dispor de um tempo de pesquisa, criação e questionamento das obras tem prejudicado o tecido artístico e interfere gravemente na qualidade do seu trabalho. A todos estes fatores, acrescenta-se o contexto de crise pandémica que se faz sentir a nível global e que veio dificultar ainda mais a produção artística.

Nesse sentido, as políticas culturais são encaradas pelo atual Executivo Municipal como medidas determinantes para o desenvolvimento económico integrado e sustentado de um território e das populações que nele habitam, fazendo a apologia de sinergias entre o tradicional e o contemporâneo.

Com efeito, os projetos deverão considerar o seu desenvolvimento em estreito diálogo com lugares, pessoas ou assuntos significativos no concelho do Funchal.

As Bolsas de Criação Artística abrangem todos os artistas, sejam eles emergentes ou já consagrados no meio cultural, sendo que podem concorrer os profissionais com idade igual ou superior a 18 anos.

Mais se acrescenta que, a proposta de candidatura deverá conter os seguintes documentos:

  • Formulário de submissão;
  • Projeto do trabalho a desenvolver;
  • Orçamento discriminado e cronograma financeiro do projeto de trabalho;
  • Cronograma de execução do projeto artístico;
  • Curriculum vitae do candidato;
  • Portfólio e hiperligações para materiais áudio e vídeo, se aplicável;
  • Declaração de honra que se encontram salvaguardados os direitos de autor e direitos conexos;
  • Compromisso do IBAN, com a conta em nome da candidata ou do candidato.

A submissão de propostas e dúvidas deverá ser enviada para este email: bolsascriacaoartistica@cm-funchal.pt.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...