Portal de Notícias do Município do Funchal.

Candidaturas para apoio a manuais escolares no Funchal abrem a 27 de junho

O processo de candidatura decorre exclusivamente online, através do site http://funchalapoia.cm-funchal.pt.

A Câmara Municipal do Funchal abre, no próximo dia 27 de junho, as candidaturas ao programa de Atribuição de Manuais Escolares para o 1º, 2º, e 3º Ciclos do Ensino Básico do concelho. O processo para o ano letivo 2021/2022 será realizado exclusivamente online, através do site http://funchalapoia.cm-funchal.pt, decorrendo até 6 de outubro para o 1º ciclo, e até 26 de julho para os alunos dos 2º e 3º ciclos.

Neste sentido, e à semelhança dos anos letivos anteriores, a Autarquia do Funchal irá apoiar todos os alunos das escolas de 1º ciclo do ensino básico públicas e privadas com um voucher, que poderá ser trocado nos estabelecimentos aderentes ao Programa por manuais escolares definidos para a escola e ano de escolaridade do aluno. O valor do voucher varia consoante a ação social educativa, sendo atribuídos 30 euros aos benificiários e 60 euros aos não beneficiários.

Caso o valor atribuído seja superior ao valor dos manuais do 1º Ciclo do Ensino Básico ou, no caso dos alunos apoiados pela ASE, não seja necessário adquirir manuais, o valor do voucher poderá ser utilizado nas livrarias e papelarias do Funchal para aquisição de material escolar, de acordo com a lista que será previamente definida pela escola.

Relativamente aos 2º e 3º ciclos, a Câmara Municipal do Funchal vai continuar a apoiar com manuais escolares todos os alunos das escolas públicas e privadas do Funchal, desde que estes tenham residência permanente no concelho há mais de um ano, e não tenham, igualmente, acesso gratuito aos manuais digitais.

O regulamento do programa de apoio prevê que todos os manuais e cadernos de atividades para os alunos sejam atribuídos a título de empréstimo, devendo ser devolvidos no final do ano letivo em estado de conservação adequado à sua reutilização. Como tal, a  Autarquia informa a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos que beneficiaram deste apoio no ano letivo de 2020/2021, que devem proceder à devolução dos manuais escolares atribuídos nas seguintes datas:

– 5º e 6º ano de escolaridade – de 6 a 9 de julho

– 7º ano de escolaridade – de 13 a 16 de julho

– 8º ano de escolaridade – de 20 a 23 de julho

– 9º ano de escolaridade – de 27 a 30 de julho

Miguel Silva Gouveia, Presidente da CMF, enaltece esta medida emblemática implementada pelo atual Executivo Municipal em 2017 “com vista à gratuitidade do ensino no concelho do Funchal”, e acrescenta que “em 2020, este apoio chegou a mais de 5500 alunos, mostrando que, apesar das adversidades que são conhecidas, não baixamos os braços e continuamos a investir na educação das nossas crianças, na igualdade de oportunidades e numa maior qualidade de vida para as nossas famílias.”

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...