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CMF disponibiliza Serviços Online a toda a população

No dia do 4º aniversário da Loja do Munícipe do Funchal, assinalado no passado dia 28 de março, a Câmara Municipal do Funchal lançou os seus Serviços Online disponíveis a toda a população. O endereço público para a plataforma é o http://cmfonline.funchal.pt/, sendo que a Autarquia lança, para já, uma versão BETA, que estará em testes ao longo das próximas semanas.

À medida que um número cada vez maior de munícipes se registe na plataforma, comece a usar os recursos disponíveis e a colocar questões e sugestões ao backoffice da Loja do Munícipe, serão então ultimados os detalhes para uma operacionalização em larga escala.

O Presidente Miguel Silva Gouveia explica que “a disponibilização de Serviços Online por parte da Câmara Municipal do Funchal é mais um grande passo na estratégia de modernização administrativa que tem sido implementada pelo atual Executivo ao longo dos últimos anos, e que teve como ponto alto a inauguração da Loja do Munícipe do Funchal, em 2017. Hoje o Funchal é, cada vez mais, uma cidade inteligente, que coloca a tecnologia ao serviço das pessoas e preparada para os desafios futuros.”

“Neste momento, estão disponíveis dois serviços, que são a visualização da conta da água e o Funchal Alerta. No diz respeito às águas, quando cada utilizador adiciona o seu número de consumidor, ficará visível toda a informação relativa ao histórico de faturas, sendo possível inclusive descarregar as mesmas. A CMF já tem um plano para disponibilizar progressivamente novos serviços ao longo do tempo, à medida que possamos interligar outras aplicações”, reforça o Presidente.

A Loja do Munícipe do Funchal assinalou os seus quatro anos de atividade e, relativamente ao ano de 2020, Miguel Silva Gouveia dá conta de que a Loja encerrou o ano com cerca de 108 mil atendimentos presenciais, embora tenha estado encerrada entre 18 de março e 18 maio. “Durante o período de encerramento, foram efetuados cerca de 10 mil registos de atendimentos não presenciais, o que ilustrou a capacidade do Município para se adaptar à situação vigente e continuar a servir a população da melhor maneira”, explica.

Só no ano passado, o Contact Center da CMF registou 120 mil contactos telefónicos efetivos, com 97% de taxa de sucesso ao nível das respostas. No Funchal Alerta, por sua vez, foram registadas cerca de 26 mil ocorrências, “sendo que os canais online e telefónico já representam 90% do total de registos, mais um indicador encorajador relativamente ao esforço de desmaterialização que temos vindo a fazer.”

Finalmente, quanto aos diversos serviços online, via website, o autarca conclui que “o destaque é a possibilidade de submissão por esta via de contratos de água, que representa neste momento 20% da totalidade de pedidos anuais.”

- Campanhas CMF -

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