Portal de Notícias do Município do Funchal.

CMF já limpou 13 terrenos camarários em 2021 para prevenir ocorrência de incêndios

Área limpa pela Autarquia até à data corresponde ao total de 25.000 m2, sendo esta uma medida prioritária para garantir a segurança da população, sobretudo durante o verão.

A Câmara Municipal do Funchal já limpou, em 2021, até à data, um total de 13 terrenos camarários, o que corresponde a 25.000 m2, sendo que está prevista a limpeza de mais espaços até ao final deste verão, de modo a minimizar a ocorrência de incêndios, uma medida de prevenção prioritária e que visa garantir a segurança da população.

A Autarquia tem cerca de 70 terrenos camarários identificados, com uma área total de 20 hectares que são limpos anualmente. Esta iniciativa ocorre sobretudo entre maio e julho, mas também quando se verificam condições climatéricas extremas. 

No ano passado, foram limpos cerca de 20 terrenos camarários, um total de cerca de 45.000 m2. 

O Departamento de Ambiente da Autarquia recorda que, de acordo com o Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos e Comportamento Poluentes, os munícipes que são proprietários de parcelas rústicas ou urbanas são responsáveis pela respetiva limpeza e desmatação, de modo a evitar a proliferação de roedores e insetos prejudiciais à saúde pública, bem como para impedir a deflagração de fogos.

Mais se acrescenta que, os proprietários estão igualmente responsáveis por efetuar a limpeza de plantas que invadem a via pública ou propriedades confinantes. Nesse sentido, a Autarquia apela que, especialmente nesta época de maior calor, os municípes respeitem as recomendações do Regulamento Municipal no que toca a esta matéria, cumprindo assim com os mandados de notificação camarários. De referir que, a coima para a violação dos prazos poderá oscilar entre os 250 a 2500 euros.

Com efeito, a limpeza de terrenos consiste no corte de ervas, arbustos, e mato, numa faixa com largura não inferior a 50 metros em torno dos edifícios localizados em áreas rurais ou florestais, mas também o corte de ramos das árvores até quatro metros acima do solo e o corte de árvores e arbustos a menos de cinco.

A edilidade destaca que a entrega de resíduos urbanos, como é o caso dos resíduos verdes/mato, pode ser entregue gratuitamente pelos munícipes na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal. 

De salientar que, a Autarquia coloca ao dispor dos funchalenses, para empréstimo, vários tipos de trituradores que poderão auxiliar a triturar, de forma mais fácil e rápida, matos, troncos e sebes resultantes da limpeza dos seus terrenos, jardins ou horas, reduzindo o volume destes resíduos verdes e transformando-os em estilha.

Para solicitar este empréstimo, os municípes deverão contactar a Linha do Ambiente através dos seguintes contactos: ambiente@cm-funchal.pt ou 291 211 000.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...