Portal de Notícias do Município do Funchal.

CMF lança apoio extraordinário às lojas com interesse histórico

A solicitação deste apoio não dispensa a leitura das normas de acesso que estão disponíveis no sítio da Autarquia na internet.

A Câmara Municipal do Funchal está a disponibilizar um novo apoio extraordinário à economia local, vocacionado para os estabelecimentos de interesse histórico e cultural do concelho. A dotação financeira para esta medida de apoio é de 260 mil euros, e pode ser solicitada através do preenchimento da candidatura que está disponível no site oficial do Município do Funchal. 

O Presidente Miguel Silva Gouveia explica que “este apoio destina-se a comparticipar financeiramente as despesas a realizar em estabelecimentos que tenham longevidade igual ou superior a 25 anos, no mesmo ramo de atividade, indo ao encontro do trabalho que o Município tem desenvolvido, desde 2018, com a distinção municipal «Lojas com História».”

“O impacto económico da pandemia tem sido devastador para o tecido comercial local, e muito particularmente para as lojas mais antigas, muitas delas de caráter familiar, que vinham já denunciando grandes fragilidades físicas e operacionais”, acrescentou o autarca.

Nesse sentido, lembrou que “afigurou-se de especial interesse a criação de um apoio adicional especialmente vocacionado para estas lojas, dada a sua importância para a identidade da cidade, bem como o seu significado cultural e turístico.”

O apoio municipal aos estabelecimentos de interesse histórico e cultural ou social do Funchal será atribuído da seguinte forma: apoio até 5 mil euros para os estabelecimentos aos quais já foi atribuída a distinção «Lojas com História» e que, à data da candidatura, cumpram os critérios de manutenção do reconhecimento; apoio até 3 mil euros para os estabelecimentos que tenham longevidade igual ou superior a 25 anos, no mesmo ramo de atividade, mesmo que não possuam a distinção «Lojas com História».

Miguel Silva Gouveia salienta que “a criação deste apoio permitirá dar uma resposta imediata aos pedidos de ajuda que nos têm chegado, relativos à preservação destes estabelecimentos, que, apesar das dificuldades que enfrentam, ainda mantêm as suas portas abertas. Deste modo, vamos auxiliar as lojas mais emblemáticas do Funchal num momento de especial necessidade, cumprindo uma vez mais aquilo a que nos propusemos com o Programa de Revitalização do Comércio dinamizado pela Autarquia.”

O Presidente conclui que “proteger estes estabelecimentos carismáticos e tradicionais, que fazem parte da vida de todos os funchalenses, significa valorizar a identidade da cidade, e contribuir para a manutenção de um tecido comercial autêntico e diversificado, sabendo-se que parte destas lojas lutam todos os dias contra múltiplas dificuldades, por respeito aos clientes fidelizados e aos trabalhadores que empregam. Essas são dimensões que também pesaram na atribuição deste apoio.”

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...