CMF lançou circuito-piloto, na Rua da Carreira para recolha de biorresíduos na restauração; iniciativa vai ser alargada a outras zonas do Funchal, incluindo a Zona Velha
A Câmara Municipal do Funchal, iniciou, ontem, 10 de março, a implementação de um circuito-piloto de recolha de biorresíduos porta-a-porta no centro do Funchal, mais concretamente na Rua da Carreira, para o sector da restauração.
Em linha com a estratégia adotada pelo município do Funchal em direção à promoção da sustentabilidade ambiental e à redução do desperdício orgânico, numa primeira fase, fez-se a entrega gratuita de contentores castanhos com a capacidade de 80 litros, a 17 restaurantes desta rua, e que se destinam à deposição seletiva de biorresíduos, nomeadamente cascas de frutas e legumes, cascas de ovos, borras e filtros de café, os quais constituem mais de 30% dos resíduos da restauração.
O Departamento de Ambiente da CMF irá recolher diariamente estes contentores e orientará os respetivos resíduos para a linha de verdes, na Estação de Transferência dos Viveiros, seguindo posteriormente para a compostagem na Estação da Meia Serra.
Numa fase posterior, a CMF irá alargar esta experiência a outras áreas da cidade, nomeadamente Sé, Fernão Ornelas e Zona Velha, onde a concentração de restaurantes é elevada.
Relembre-se que a autarquia possui, atualmente, 13 compostores comunitários, sendo que, até à data, foram produzidos 4683 kg de composto, o que corresponde a 28098 kg de resíduos orgânicos valorizados, evitando assim que fossem encaminhados para a meia-serra.
Com mais esta iniciativa, a CMF pretende reduzir a produção de resíduos indiferenciados e promover o aumento dos resíduos recolhidos