Portal de Notícias do Município do Funchal.

CMF leva um mês de comemorações do Dia da Cidade a todo o Funchal

Este é um programa que visa comemorar de forma lúdica o aniversário do Funchal e o Presidente Miguel Silva Gouveia destaca “a oferta cultural variada e de excelente qualidade que será posta ao dispor dos funchalenses e de todos aqueles que nos visitam este Verão, um pouco por toda a cidade.”

A Câmara Municipal do Funchal começou a dinamizar, esta semana, em diversos espaços do Município, um programa de atividades no âmbito artístico-cultural, com o intuito de comemorar o Dia da Cidade, que se assinala a 21 de agosto. Este é um programa que visa comemorar de forma lúdica o aniversário do Funchal e o Presidente Miguel Silva Gouveia destaca “a oferta cultural variada e de excelente qualidade que será posta ao dispor dos funchalenses e de todos aqueles que nos visitam este Verão, um pouco por toda a cidade.”

Entre o dia 10 e 20 de agosto, o grupo Teatro Bolo do Caco irá atuar em diversos Centros Comunitários do Funchal, expondo a peça “O Tesouro da Capela”. Este espetáculo apresenta uma aventura à procura de um mítico tesouro escondido numa das capelas do Funchal. Com criação e texto original de Avelina Macedo, a peça de teatro “O Tesouro da Capela” será dirigida e encenada por Xavier Miguel e figurada e caraterizada por Cristiana Nunes.

No dia 14 de agosto, será transmitido online um programa cultural, através do canal Na Minha Terra TV, com apresentação de Sandra e Ricardo Rodrigues, denominado “Comemoração do Dia do Emigrante”. O evento arrancará às 19 horas com a atuação de Elian Bittencourt, e contará com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Funchal. Serão, ainda, apresentados grupos oriundos de diversos países, na área da música, artesanato, teatro e dança.

Já no dia 20, haverá um concerto de música tradicional revirada, intitulado por “Reviralho”, a ter lugar no Cais do Carvão. Este espetáculo é formado por temas populares, a par de composições de cariz tradicional, e apresenta-se de forma eclética dentro dos géneros Rap e Rock, experimental e alternativo, sem nunca perder as características que dão à música tradicional o seu valor e interesse de salvaguarda intergeracional.

Por sua vez, no dia 26 de agosto, o Teatro Bolo do Caco apresenta, o projeto “Funchal, Mulheres e Livros”, em transmissões online dirigidas por Luís Lobo Pimenta, Catarina Claro e Avelina Macedo. Em cada vídeo, serão abordados diferentes textos escritos por mulheres madeirenses. Este projeto conta com a parceria da Imprensa Académica e é composto por seis vídeos com a duração aproximada de 4 minutos que posteriormente serão divulgados online.

No dia 27 de agosto, será a vez do Cais do Carvão receber um concerto dos “ET7TRA”, um grupo formado por um conjunto de amigos madeirenses que se juntaram em 1994 e que assumiram notoriedade na cena musical regional dos anos 90. Vencedores do concurso de bandas Super Rock FM, gravaram um disco, com o apoio da RDP Madeira, e chegaram a tocar em Lisboa.

As comemorações terminam no dia 28 de agosto, com dois espetáculos. O primeiro, no Cais do Carvão, intitulado “Hip Hop Collision”, onde irão atuar os SOU e os STG CREW. Para finalizar, no Parque de Santa Catarina, haverá um concerto do grupo Nuno Ferreiro Trio (líder na guitarra) e o saxofonista João Mortágua (improvisador do jazz nacional), no âmbito do evento “Funchal Summer Jazz”, a partir das 21 horas. O acesso ao concerto é gratuito, mediante uma pré-reserva, que poderá ser feita online.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...