Portal de Notícias do Município do Funchal.

CMF organiza 1ª Semana das Associações Juvenis do Funchal

O Presidente Miguel Silva Gouveia enaltece “a importância de dinamizar uma semana dedicada às associações juvenis do Município, envolvendo-as diretamente na construção do Plano Municipal de Juventude”.

A Câmara Municipal do Funchal promove, entre os dias 17 e 21 de maio, a “Associa-te Week” – a 1ª Semana das Associações Juvenis do Funchal, que estará dividida em três atividades. Esta iniciativa enquadra-se na 2ª fase do processo de construção do Plano Municipal de Juventude (PMJ) – “Sonha a Cidade”.

O Presidente Miguel Silva Gouveia enaltece, neste âmbito, “a importância de dinamizar uma semana dedicada às associações juvenis do Município, envolvendo-as diretamente na construção do PMJ. Queremos, igualmente, divulgar o trabalho desenvolvido por estas entidades, através deste evento anual de âmbito municipal, promovendo o diálogo construtivo e uma relação de proximidade entre o Executivo Municipal e as associações juvenis.”

Ao longo da semana irão decorrer os “FunCafés”, encontros entre o Executivo Municipal, dirigidos pela Vereadora da Juventude, Dina Letra, a equipa de construção do PMJ e as associações juvenis da cidade, para discussão sobre os principais desafios das associações e a construção em curso do Plano Municipal de Juventude. Estes encontros decorrerão em diferentes espaços municipais, todos os dias da semana, das 18h às 20h, e irão juntar as associações pelas suas diferentes áreas de intervenção.

Outra das atividades previstas no programa é a Feira das Associações. “Este será um espaço de partilha de boas práticas e de divulgação das associações juvenis e grupos informais de jovens da cidade, do trabalho desenvolvido e dos principais projetos e programas, e ocorrerá em dois momentos, de forma presencial e online, de maneira a que possamos ultrapassar os constrangimentos ainda em vigor devido à pandemia.”

Em termos presenciais, será realizada uma exposição no átrio dos Paços do Concelho, que estará aberta ao público durante toda a semana, de forma a divulgar o trabalho e os projetos das várias associações juvenis da cidade. A exposição terá a sua abertura oficial no dia 17 de maio, pelas 17h30, assinalando o início da “Associa-te Week”. Por sua vez, a feira também terá uma componente online, com a participação de representantes de várias associações para divulgação dos seus projetos, nas redes sociais do Plano Municipal de Juventude, todos os dias da semana, às 21h.

Por fim, no dia 21 de maio (16h-18h), terá lugar a Tertúlia: “O associativismo juvenil e a cidade”, um momento de debate e troca de ideias com diferentes agentes da área da juventude, do âmbito nacional ao âmbito municipal, sobre o papel das associações juvenis na cidade e na construção de um Plano Municipal de Juventude. Esta tertúlia será transmitida online, e as associações serão convidadas a acompanhar e a participar com questões e troca de ideias.

Miguel Silva Gouveia conclui que “a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude do Funchal, que teve o seu arranque em 2020, tem como principal objetivo agregar e otimizar as políticas de Juventude no concelho, contribuindo para o desenvolvimento e implementação de políticas inovadoras, globais e transversais, que respondam às necessidades identificadas pelos jovens do Funchal. A participação dos jovens na vida da cidade é considerada da maior importância por parte do atual Executivo Municipal, que definiu, de resto, a participação cívica como um dos pilares orientadores de toda a sua ação.”

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...