Portal de Notícias do Município do Funchal.

CMF reforça a aposta na vigilância e prevenção de incêndios florestais no Parque Ecológico

Autarquia adquiriu em 2020 um veículo pesado multifunções para operar no Parque Ecológico do Funchal como viatura de primeira intervenção em caso de fogo florestal e para dar apoio nos trabalhos de prevenção da limpeza das plantas invasoras.

A Câmara Municipal do Funchal tem vindo a reforçar, nesta altura em que se assiste a temperaturas mais elevadas, os trabalhos de prevenção de fogos florestais, bem como as ações de vigilância no Parque Ecológico. 

Nesse sentido, destaca-se a limpeza de matos nas áreas marginais, nas principais redes viárias desta infraestrutura, que se estende à Estrada Municipal do Chão da Lagoa e à Estrada Florestal, numa faixa de 5 metros para cada lado dos limites do pavimento, com objetivo de gestão da carga combustível. Esta ação corresponde a uma extensão aproximada da área limpa de 8440 metros.

Outro dos trabalhos que visa precisamente evitar o risco de incêndio passa pela manutenção dos 10 tanques de armazenamento de água de 100m3 cada, em caso de necessidade e dos respectivos hidrantes associados.

Além disso, o Parque Ecológico do Funchal tem apostado na limpeza de matos invasores, com vista à redução da biomassa florestal, nas áreas que apresentam densidades mais elevadas. 

De assinalar igualmente, os trabalhos que apostam na manutenção e colocação em prontidão das viaturas de primeira intervenção para atuar em caso de necessidade.

Por fim, esta infraestrutura municipal tem investido na vigilância, sobretudo nos dias mais quentes, sensibilizando os utilizadores para o risco de incêndios florestais. 

De referir que, a Câmara Municipal do Funchal adquiriu, no final do ano passado, um veículo pesado multifunções para operar no Parque Ecológico do Funchal como viatura de primeira intervenção em caso de fogo florestal e para dar apoio nos trabalhos de prevenção da limpeza das plantas invasoras. O investimento de 180 mil euros + IVA foi cofinanciado pelo PRODERAM.

Esta viatura foi adquirida tendo em conta as especificidades desta infraestrutura municipal, sendo que possui uma capacidade de 3500 litros para uma primeira intervenção no combate a incêndios na época de maior risco, e por outro lado está munida com uma garra florestal e de uma caixa de carga que permite o transporte de material vegetal resultante da desmatação e limpeza de infestantes. De realçar que este veículo por ser todo o terreno chega a locais onde outras viaturas não chegam. 

Mais se acrescenta que, o Município admitiu ainda um motorista de pesados para contribuir durante todo o ano na segurança do Funchal e do Parque Ecológico, sendo que o investimento acumulado ultrapassa, deste modo, os 600 mil euros, entre a beneficiação das infraestruturas vitais para o funcionamento das operações florestais e a aquisição de equipamentos para prevenção e combate aos incêndios.

Em última instância a Câmara Municipal do Funchal através destas medidas tem vindo a dotar o Parque Ecológico de meios mecânicos que permitam realizar técnicas de silvicultura preventiva e ter meios humanos capazes de intervir com segurança em caso de incêndio florestal.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...