CMF reforça número de contentores de resíduos para a noite do Fim-de-Ano: operação de limpeza da cidade, após o espectáculo pirotécnico, começa às 07:00
Preparando a noite de 31, a Câmara Municipal do Funchal reforçou o número de contentores para a deposição de resíduos durante os festejos da passagem de ano, nomeadamente zona centro da cidade e miradouros com a colocação de um total de 286 contentores (100 embalões, 68 vidrões, 8 papelões e 107 de indiferenciado), sendo que 251 serão colocados no centro e 32 em 13 miradouros.
Este reforço de contentores, que foi acompanhado pela vereadora Nádia Coelho, tem o objetivo de minimizar a deposição indevida de resíduos pelo chão, como tem sido tão típico encontrar na manhã do dia 01 de janeiro, após os festejos de passagem de ano.
Refira-se que os preparativos da passagem de ano iniciaram-se na segunda quinzena de dezembro com a limpeza de todos os miradouros do Funchal e arredores.
Na noite do dia 31 de dezembro, a CMF terá uma equipa de 12 trabalhadores até às 20:00 a circular entre a população, no centro do Funchal, para ir recolhendo resíduos abandonados (copos, garrafas, guardanapos, etc.) e recolher as papeleiras mais cheias.
De igual modo, durante a passagem do ano, regista-se a alteração do horário de funcionamento dos sanitários públicos, em concreto, alargando o horário, até à meia-noite, no Largo da Restauração, Jardim Municipal, Parque de Santa Catarina, CMF (na Rua Padre Gonçalves da Câmara), Almirante Reis e ainda, até às 17:00 na Praça Tenerife.
Note-se que os sanitários públicos, depois do espectáculo piroténico, estarão novamente abertos, em concreto os do Largo da Restauração e Jardim Municipal, até às 04:30, sendo que o do Parque de Santa Catarina estará aberto até às 03:00 e que o da CMF e do Almirante Reis vão funcionar até às 04:00.
No dia 01 de janeiro, os trabalhos de limpeza dos festejos do Fim-de-Ano irão ter início às 7:00 com várias equipas distribuídas por pontos principais do centro: Avenida Arriaga, Avenida do Infante, Avenida do Mar, Avenida Sá Carneiro e Zona velha.
Para esta operação de limpeza, estão convocados 123 trabalhadores, entre eles motoristas, cantoneiros de limpeza, encarregados e chefes de serviços e 20 viaturas tais como 5 auto-varredouras, 5 viaturas de caixa aberta, 6 miniveículos e 4 viaturas de recolha de resíduos.
A operação de limpeza iniciar-se-á com a retirada/varredura dos resíduos de toda a zona centro do Funchal, a recolha dos resíduos depositados nas papeleiras e contentores e finalmente desinfeção de alguns pontos de insalubridade e maus odores.
De referir, que as limpezas do dia 01 de janeiro darão prioridade ao centro do Funchal ficando as restantes zonas de festejos, como são os miradouros, para serem limpas nos dias seguintes.
Quanto à recolha de resíduos, importa relembrar que no dia 01 de janeiro não haverá recolha.