Portal de Notícias do Município do Funchal.

Complexos balneares do Município apostam na inclusão social

Em 2020, apesar de ter sido uma época balnear diferente, as políticas de acessibilidade e inclusão estiveram bem presentes nas praias geridas pelo Município.

Durante a época balnear 2020, a cadeira anfíbia do Complexo Balnear do Lido foi requisitada e utilizada 15 vezes. Apesar de ter sido um ano atípico, as políticas de acessibilidade e inclusão estiveram bem presentes nas praias geridas pelo Município.

O elevador de acesso aos diversos patamares deste complexo balnear é outro equipamento que é utilizado frequentemente, e que faz parte dos requisitos do galardão “Praia Acessível, Praia para Todos”, atribuído à Ponta Gorda, Lido e Praia Formosa.

Já no Complexo Balnear da Barreirinha, na zona velha da cidade, o elevador de assistência foi utilizado inúmeras vezes, todos os dias durante a época balnear de 2020, cumprindo com uma monitorização rigorosa e seletiva. De referir que, este equipamento voltou a estar ao serviço dos munícipes com mobilidade reduzida em 2019, depois de ter estado parado por mais de uma década. 

Por seu turno, na Ponta Gorda, a cadeira elevatória de assistência ao acesso à piscina principal foi utilizada em 10 ocasiões. Na Praia Formosa, o mesmo equipamento foi utilizado três vezes e as canadianas flutuantes auxiliaram um banhista a usufruir do mar.

A aposta em tornar os complexos balneares do município do Funchal em áreas de lazer seguras e acessíveis para todos tem encontrado adesão, mesmo em situação de crise pandémica, reforçando a confiança que anualmente os banhistas depositam nas ofertas de praia da cidade.

Para a época balnear de 2021, que já está a ser preparada, o objetivo é dar continuidade e melhorar todas as medidas que prezam pela acessibilidade de todos os munícipes às praias geridas pelo Município.

De salientar que, o programa Praia Saudável foi lançado em maio de 2005 pela Fundação Vodafone, com o objetivo de melhorar as condições de segurança, ambiente e acessibilidades das zonas balneares, através da doação de equipamentos para o efeito, bem como da promoção de ações de sensibilização nestas áreas. 

Em 2019, foram entregues 12 cadeiras anfíbias em todo o país, tendo o Funchal sido uma das cidades contempladas.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...