Portal de Notícias do Município do Funchal.

Desfibrilhadores municipais salvam vida no Complexo Balnear do Lido

A equipa da Frente MarFunchal salvou, esta manhã, a vida de um banhista que entrou em paragem cardiorrespiratória no Complexo Balnear do Lido. A pronta intervenção destes funcionários e a existência de um Desfibrilador Automático Externo (DAE), um investimento municipal de 55 mil euros, foram fulcrais para salvar esta vida.

Um homem sofreu uma paragem cardiorrespiratória, esta manhã, no Complexo Balnear do Lido.

Ao que tudo indica, a vítima sentiu-se mal, perdeu os sentidos, caiu e prontamente foi acudida por uma funcionária da Frente MarFunchal e por uma enfermeira que se encontrava nesse momento a fazer praia.

A nadadora salvadora do Complexo Balnear do Lido acionou rapidamente o desfibrilhador automático externo (DAE) e procedeu às manobras de reanimação na vítima.

Segundo fonte da Frente MarFunchal, o homem, na casa dos 60 anos, é um utente habitual do Complexo Balnear do Lido.

Quando a EMIR chegou ao local, a vítima já tinha recuperado os sentidos, graças à intervenção da equipa da Frente MarFunchal.

Os Bombeiros Sapadores do Funchal compareceram também ao local e transportaram o homem até ao hospital.

Refira-se que, a Câmara Municipal do Funchal implementou em todo o concelho um programa de desfibrilhação automática externa, um investimento municipal de 55 mil euros.

O Funchal tem 24 Desfibriladores Automáticos Externos que em caso de paragem cardiorrespiratória podem salvar vidas, como se verificou hoje no Complexo Balnear do Lido.

O DAE é um dispositivo médico eletrónico portátil que, manuseado por pessoas com formação em suporte básico de vida, em situações de paragem cardiorrespiratória, analisa o ritmo cardíaco do sinistrado e, nos casos apropriados, aplica uma descarga elétrica com o intuito de retomar um ciclo cardíaco normal. São equipamentos fiáveis e seguros.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito