• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Youtube
  • WhatsApp
  • Contact Center – 291 211 000
Funchal
  • Início
  • Município
    • Atualidade
      • Notícias
      • Vídeos
      • Destaques
    • História
      • Paços do Município
      • Heráldica
      • Carta Régia
      • Salas Nobres
    • Câmara Municipal
      • Composição
        • Presidente e Vereadores com Pelouros
        • Vereadores sem Pelouros
      • Deliberações
      • Organograma
    • Assembleia Municipal
      • Composição
      • Deliberações
      • Inscrição nas Sessões da Assembleia Municipal
      • Sessões em Direto
    • Juntas de Freguesia
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • Santo António
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
      • Sé
    • Cidades Geminadas
  • Apoios Sociais
    • Programas de Apoio Social
    • Educação
      • Manuais Escolares
      • Bolsas de Estudo
      • Bolsas de Mérito e de Valor
    • Habitação
      • Subsídio Municipal ao Arrendamento
      • PRESERVA
    • Emprego
      • Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho
    • Medicamentos
    • Natalidade e Família
    • Cartão Municipal
      • Cartão 55+
      • Cartão Família Numerosa
    • Associativismo
  • Serviços
    • CMFonline
    • Funchal Alerta
    • Loja do Munícipe
    • Urbanismo Online
  • Áreas Intervenção
    • Urbanismo e Ordenamento do Território
      • CMFonline
      • Consulta de documentos certificados
      • PDM
      • Cartas do Património
      • GeoFunchal
      • Legislação
      • Planos Municipais
      • Áreas de Reabilitação Urbana
      • Unidades de Execução
      • REOT
      • Requerimentos de Urbanismo
      • Procedimento de Legalização
    • Habitação Social
    • Complexos Balneares
      • Frente MarFunchal
      • Praia Acessível – Praia para todos
    • Ambiente
      • Recolha de Resíduos
    • Educação
    • Ciência
    • Cultura
    • Juventude
      • Conselho Municipal de Juventude do Funchal
      • Plano Municipal de Juventude
      • Associativismo Juvenil
      • Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude – FNAJ
    • Desporto
      • Infraestruturas
    • Envelhecimento Ativo
      • Centro Comunitário do Funchal
      • Ginásios Municipais
      • Universidade Sénior do Funchal
    • CPCJ
    • Causa Animal
    • Proteção Civil
      • Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
      • Sensibilização
      • Guia Dar a volta ao Perigo
    • Diáspora e Migrações
  • Consulta
    • Estratégia Fiscal
    • Estratégia para a Habitação
    • Estratégia Alimentar do Funchal
    • Recursos Humanos
      • Procedimentos Concursais para Recrutamento de Trabalhadores
      • Procedimentos Concursais Concluídos
      • Geral
      • Fórum Emprego Online
      • Protocolos/ Parcerias e benefícios
    • Orçamento
      • Orçamento da Câmara
      • Orçamento Participativo Funchal
    • Deliberações
      • Deliberações das Reuniões de Câmara
      • Deliberações da Assembleia Municipal
    • Consultas Públicas
    • Editais, Concursos, Regulamentos, Impostos e Taxas
    • Projetos Financiados
    • Eleições
      • Eleições Legislativas – 18 de Maio de 2025
      • Eleições – Editais
    • Parcerias: Social | Saúde
      • Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência
      • Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura
    • Plano Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação
      • Conselho Municipal
      • Plano Municipal
      • Regulamento
    • Instrumento Territorial Integrado do Funchal
  • Empresas
    • Apoio às Empresas
      • Apoios e Benefícios Municipais
        • + Comércio Local
        • Benefícios Fiscais para Reabilitação Urbana (IFRRU 2020)
        • Bolsa de Serviços Especializados
        • Made in Funchal
        • Lojas com História
        • Lista de apoios concedidos
      • Apoios e Benefícios Regionais e Nacionais
      • Boletim económico
    • Investimento
    • Empresas Municipais
      • Frente MarFunchal
      • SocioHabitaFunchal
    • Fórum Emprego Online
  • Visitar
    • Visit Funchal
    • Mercados Municipais
    • Teatro Municipal Baltazar Dias
    • Museu de História Natural do Funchal
    • Museu Henrique e Francisco Franco
    • Museu A Cidade do Açúcar
    • Biblioteca Municipal do Funchal
    • Parque Ecológico do Funchal
    • Estação de Biologia Marinha
    • Estação do Monte
    • Capela da Boa Viagem
  • Pesquisar
  • Menu Menu
Dia da Cidade: Funchal apresenta programa de uma semana com diversos eventos culturais, musicais e desportivos

Dia da Cidade: Funchal apresenta programa de uma semana com diversos eventos culturais, musicais e desportivos

12 de Agosto, 2024/em Notícias

Cristina Pedra convida os funchalenses a se juntarem às comemorações

A presidente da Câmara Municipal do Funchal apresentou, hoje, um programa repleto de iniciativas para comemorar o 516.º aniversário da cidade, que se assinala a 21 de agosto.

As comemorações começam dia 18, com a realização do Grande Prémio do Funchal em Supermoto, na Avenida do Mar. A prova “mais privilegiada” da modalidade a nível nacional junta 17 pilotos nacionais e regionais e 1 espanhol, entre os quais atletas consagrados a nível nacional e regional. No dia 19, pelas 18h00, na Zona Velha, será inaugurada a Galeria Impulso. “Uma iniciativa que pretende incentivar o empreendedorismo artístico e cultural”, salientou Cristina Pedra.

No dia 20, pelas 19h00, no TMBD, é inaugurada a exposição “Memórias da Cidade”. A exposição, preparada pelo Arquivo Municipal, “ conta as memórias da cidade desde o século XIX ao Século XX” e vai percorrer todas as freguesias do concelho, informou a autarca.

A presidente da autarquia do Funchal destacou ainda que no dia 20 de agosto, às 21h00, no Auditório do Jardim Municipal, terá lugar um espetáculo musical com o título “Coração Na Boca”. Um concerto “inovador”, criado para a ocasião da comemoração da efeméride, com uma aposta na valorização do talento dos jovens madeirenses que estão a traçar carreiras marcantes. Vão estar em palco 19 artistas locais entre cantores, músicos e bailarinos.

O espetáculo é de entrada livre, com cerca de 90 minutos. Os cantores (João Borsch, Mela, Elisa, Tiago Sena Silva, Guilherme Gomes, Marco Olival e Diana Duarte) serão convidados a rever os seus temas musicais originais mais marcantes, com o arranjo musical de Gonçalo Sousa.

Em palco estarão também jovens bailarinos, que irão interpretar com movimentos de dança contemporânea, coreografias originais da autoria de Juliana Andrade.

O ponto alto das comemorações ocorre no dia 21 de agosto, com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, na Praça do Município, seguindo-se a Eucaristia, às 09h30, na Igreja do Colégio. A Sessão Solene está marcada para as 10h30, na Assembleia Municipal do Funchal, numa cerimónia em que serão homenageadas cinco personalidades com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro João Carlos Abreu, José Viale Moutinho, José António Gonçalves, Francis John Zino e João Carlos Nunes, que se destacaram em diversas áreas, desde a governação, turismo, literatura e cultura, comunidades e natureza e ciência. Serão ainda agraciados com a Distinção Municipal “Munícipe Centenário’ 4 munícipes das freguesias de São Martinho, Santa Maria Maior e São Roque.

A autarquia vai também homenagear com a Medalha de Assiduidade e Bons Serviços 82 funcionários. 33 grau ouro (35 anos de serviço completos); 27 grau prata (25 anos de serviço completos); 22 grau prata (15 anos de serviço completos). Será ainda agraciado um funcionário com a Medalha de Bons Serviços Municipais.

Neste dia há a assinalar ainda a realização da 14.ª Edição do Funchal Outdoor, com diversas atividades e aberta à comunidade, unindo a atividade física e o lazer.

As comemorações prosseguem dia 24, com a 21.ª edição da Regata de Canoas Tradicionais do Funchal, estando prevista a participação de 40 canoas.

O programa encerra, dia 25, com uma prova de automobilismo- Drift Município do Funchal 2024-, na Praça da Autonomia, entre as 09h30 e as 18h00. Trata-se da 2ª. Edição da Cidade do Funchal e contará com 18 veículos participantes. A finalizar, no mesmo dia, entre as 10h00 e as 12h00, terá lugar, na baía do Funchal, outra prova de canoagem” NELO 510 CUP III e IV, com 50 participantes. Ainda no dia 25, realiza-se, às 11h00, a prova José da Silva “ SACA”, a mítica prova de mar, de 1000 metros que liga o Cais da Cidade do Funchal ao Complexo Balnear da Barreirinha.
A presidente da Câmara Municipal do Funchal convida os munícipes a se juntarem a esta “panóplia de eventos”, sublinhando que “a celebração é com os funchalenses, é para os funchalenses e pelos funchalenses”.

Etiquetas: Dia da Cidade, Notícias, Presidente Cristina Pedra
Partilhar
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.funchal.pt/wp-content/uploads/2024/08/2024-08-12-Andre-Goncalves-6.jpg 1365 2048 CMF https://www.funchal.pt/wp-content/uploads/2023/09/0_WFx_mun.png CMF2024-08-12 13:21:562024-08-12 13:21:56Dia da Cidade: Funchal apresenta programa de uma semana com diversos eventos culturais, musicais e desportivos
Artigos Relacionados
Primeiro sorteio do “+ Comércio Local"Primeiro sorteio do “+ Comércio Local”: incentivo ao comércio do Município do Funchal
4.ª Edição do “+ Comércio Local” bate recorde de inscrições e arranca com o primeiro sorteio4.ª Edição do “+ Comércio Local” bate recorde de inscrições e arranca com o primeiro sorteio
Pista de GeloPista de Gelo marca o regresso das diversões natalícias ao Almirante Reis
Apoio de 50 euros na mensalidade da crecheApoio de 50 euros na mensalidade da creche pago a partir deste mês
CMF efectuou trabalhos de limpeza em taludes
Projeto ‘eGamesLab’CMF já contratou sete investigadores no âmbito do projeto ‘eGamesLab’
CMF adquire peça da exposição “Espaços em Volta”
2024-04-25_CONCERTO_OCM_TMBD_CP_AngelodSousa_8Concerto da Orquestra Clássica da Madeira comemora os 50 Anos da Revolução dos Cravos

Pesquisar

Siga-nos

  • facebook
  • instagram
  • x
  • tiktok
  • youtube
  • whatsapp

Categorias

  • Apoios e Benefícios Municipais
  • Avisos
  • CMF recupera túneis e investe seis milhões de euros nas artérias principais das freguesias
  • Consulta – Parcerias
  • Consultas Públicas
  • Destaques
  • Notícias
  • Sem categoria

Arquivo

Câmara Municipal do Funchal
Praça do Município
9004-512 Funchal

www.funchal.pt

SOBRE NÓS

Câmara Municipal do Funchal

Empresas Municipais

Paços do Município e Heráldica

Certificação da Qualidade

Imagem Corporativa

Política de Privacidade

APOIOS

Educação

Habitação

Emprego

Empresas

Medicamentos

Natalidade e Família

Cartão Municipal

Associativismo

ACESSO RÁPIDO

CMFonline

Funchal Alerta

Loja do Munícipe

Adesão à fatura eletrónica

Leitura do contador da água

Horários de recolha de resíduos

Documentação

Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho Denúncias
CONTACTOS

Contact Center CMF

291 211 000

(todos os dias, das 08h às 22h)

SERVIÇOS ONLINE
CMFonline
Iniciar Sessão Criar Conta

Câmara Municipal do Funchal
Praça do Município
9004-512 Funchal

www.funchal.pt

SOBRE NÓS

Câmara Municipal do Funchal

Política de Privacidade

APOIOS

Educação

Habitação

Emprego

Empresas

Medicamentos

Natalidade e Família

Cartão Municipal

Associativismo

ACESSO RÁPIDO

Loja do Munícipe

Adesão à fatura eletrónica

Leitura do contador da água

Horários de recolha de resíduos

Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho Denúncias
CONTACTOS

Contact Center CMF

291 211 000

(todos os dias, das 08h às 22h)

SERVIÇOS ONLINE
CMFonline
Iniciar Sessão Criar Conta
funchal.pt © CMF | DSI 2025
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Youtube
  • WhatsApp
Condicionamento temporário à circulação rodoviária na faixa sul da Estrada...Condicionamento temporário à circulação rodoviária na faixa sul da Estrada MonumentalCristina Pedra reúne com Ministra da Administração InternaCristina Pedra reúne com Ministra da Administração Interna para criar Polícia...
Scroll to top