• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Youtube
  • WhatsApp
  • Contact Center – 291 211 000
Funchal
  • Início
  • Município
    • Atualidade
      • Notícias
      • Vídeos
      • Destaques
    • História
      • Paços do Município
      • Heráldica
      • Carta Régia
      • Salas Nobres
    • Câmara Municipal
      • Composição
        • Presidente e Vereadores com Pelouros
        • Vereadores sem Pelouros
      • Deliberações
      • Organograma
    • Assembleia Municipal
      • Composição
      • Deliberações
      • Inscrição nas Sessões da Assembleia Municipal
      • Sessões em Direto
    • Juntas de Freguesia
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • Santo António
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
      • Sé
    • Cidades Geminadas
  • Apoios Sociais
    • Programas de Apoio Social
    • Educação
      • Manuais Escolares
      • Bolsas de Estudo
      • Bolsas de Mérito e de Valor
    • Habitação
      • Subsídio Municipal ao Arrendamento
      • PRESERVA
    • Emprego
      • Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho
    • Medicamentos
    • Natalidade e Família
    • Cartão Municipal
      • Cartão 55+
      • Cartão Família Numerosa
    • Associativismo
  • Serviços
    • CMFonline
    • Funchal Alerta
    • Loja do Munícipe
    • Urbanismo Online
  • Áreas Intervenção
    • Urbanismo e Ordenamento do Território
      • CMFonline
      • Consulta de documentos certificados
      • PDM
      • Cartas do Património
      • GeoFunchal
      • Legislação
      • Planos Municipais
      • Áreas de Reabilitação Urbana
      • Unidades de Execução
      • REOT
      • Requerimentos de Urbanismo
      • Procedimento de Legalização
    • Habitação Social
    • Complexos Balneares
      • Frente MarFunchal
      • Praia Acessível – Praia para todos
    • Ambiente
      • Recolha de Resíduos
    • Educação
    • Ciência
    • Cultura
    • Juventude
      • Conselho Municipal de Juventude do Funchal
      • Plano Municipal de Juventude
      • Associativismo Juvenil
      • Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude – FNAJ
    • Desporto
      • Infraestruturas
    • Envelhecimento Ativo
      • Centro Comunitário do Funchal
      • Ginásios Municipais
      • Universidade Sénior do Funchal
    • CPCJ
    • Causa Animal
    • Proteção Civil
      • Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
      • Sensibilização
      • Guia Dar a volta ao Perigo
    • Diáspora e Migrações
  • Consulta
    • Estratégia Fiscal
    • Estratégia para a Habitação
    • Estratégia Alimentar do Funchal
    • Recursos Humanos
      • Procedimentos Concursais para Recrutamento de Trabalhadores
      • Procedimentos Concursais Concluídos
      • Geral
      • Fórum Emprego Online
      • Protocolos/ Parcerias e benefícios
    • Orçamento
      • Orçamento da Câmara
      • Orçamento Participativo Funchal
    • Deliberações
      • Deliberações das Reuniões de Câmara
      • Deliberações da Assembleia Municipal
    • Consultas Públicas
    • Editais, Concursos, Regulamentos, Impostos e Taxas
    • Projetos Financiados
    • Eleições
      • Eleições Legislativas – 18 de Maio de 2025
      • Eleições – Editais
    • Parcerias: Social | Saúde
      • Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência
      • Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura
    • Plano Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação
      • Conselho Municipal
      • Plano Municipal
      • Regulamento
    • Instrumento Territorial Integrado do Funchal
  • Empresas
    • Apoio às Empresas
      • Apoios e Benefícios Municipais
        • + Comércio Local
        • Benefícios Fiscais para Reabilitação Urbana (IFRRU 2020)
        • Bolsa de Serviços Especializados
        • Made in Funchal
        • Lojas com História
        • Lista de apoios concedidos
      • Apoios e Benefícios Regionais e Nacionais
      • Boletim económico
    • Investimento
    • Empresas Municipais
      • Frente MarFunchal
      • SocioHabitaFunchal
    • Fórum Emprego Online
  • Visitar
    • Visit Funchal
    • Mercados Municipais
    • Teatro Municipal Baltazar Dias
    • Museu de História Natural do Funchal
    • Museu Henrique e Francisco Franco
    • Museu A Cidade do Açúcar
    • Biblioteca Municipal do Funchal
    • Parque Ecológico do Funchal
    • Estação de Biologia Marinha
    • Estação do Monte
    • Capela da Boa Viagem
  • Pesquisar
  • Menu Menu
Encerramento da Funchal Climate Week

Encerramento da Funchal Climate Week reforça compromisso do Funchal com a ação climática

21 de Fevereiro, 2025/em Notícias

Terminou, hoje, a Funchal Climate Week, uma semana inteiramente dedicada à reflexão e ação sobre as alterações climáticas. A sessão de encerramento contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, e restante vereação, que destacou a necessidade de uma resposta coletiva e imediata para enfrentar as transformações climáticas.

“Diariamente sentimos os impactos diretos das alterações climáticas: o aumento das temperaturas médias, a subida do nível do mar e a intensificação de eventos climáticos extremos, como chuvas torrenciais, ondas de calor e secas prolongadas”, afirmou a autarca, sublinhando que “o Funchal, tal como tantas outras cidades do mundo, não está imune a esta transformação.”

Durante o seu discurso, Cristina Pedra alertou para os desafios significativos que 2025 traz para a política climática mundial, referindo o impacto da retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris e o enfraquecimento da cooperação internacional, bem como o atraso na submissão de novos planos climáticos por parte das principais potências mundiais. “É necessária vontade política e verdadeira liderança das diversas nações” afirmou.

Apesar do contexto internacional desafiante, Cristina Pedra reafirmou o compromisso da Câmara Municipal do Funchal com a implementação de iniciativas concretas para mitigar os efeitos das alterações climáticas e para a construção de uma cidade mais sustentável e resiliente. “Temos a responsabilidade de mudar os nossos comportamentos, as nossas práticas e os nossos valores. O município do Funchal está já a implementar uma série de iniciativas que visam não só mitigar os efeitos das alterações climáticas, mas também promover um desenvolvimento mais sustentável.”

A autarca destacou ainda a importância de uma resposta local, sublinhando que “as alterações climáticas são um desafio que exige uma resposta global”, contudo, frisou que o Funchal não pode deixar de fazer parte da solução e que “a ação individual é tão importante quanto a coletiva. É urgente agir, mas nunca é tarde para mudar.”

Registe-se que, como referiu a autarca, o município já implementa medidas concretas: remoção contínua de espécies invasoras e reflorestação, num investimento de 1 milhão de euros, preparação dos tanques do Parque Ecológico do Funchal, essenciais para o abastecimento de helicópteros no combate a incêndios, remodelação da frota de viaturas municipais, com a aquisição de 39 veículos para remoção de resíduos e limpeza urbana, num investimento de 5 milhões de euros e o programa de monitorização de fugas de água na rede pública.

A autarca referiu, igualmente, a limpeza contínua da cidade e das sarjetas para prevenção de inundações, a reabilitação de edifícios com medidas de eficiência energética e o trabalho de sensibilização ambiental junto das escolas e da comunidade, sendo a Funchal Climate Week um exemplo desse compromisso.

Cristina Pedra elogiou ainda a política do Governo Regional da Madeira de disponibilizar passes gratuitos para todos os jovens até aos 23 anos e para pessoas com mais de 65 anos. “Trata-se de uma medida essencial que se enquadra perfeitamente na temática desta semana” afirmou.

A Funchal Climate Week reuniu ao longo da semana especialistas, instituições e a comunidade local em torno de debates, exposições, sessões de cinema, workshops e outras iniciativas, promovendo a consciencialização e ação climática. O evento encerrou com a certeza de que o caminho para um futuro sustentável exige cooperação, compromisso e ação imediata de todos.

Etiquetas: Ação Climática, Funchal Climate Week, Notícias, Presidente Cristina Pedra
Partilhar
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.funchal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Climate-week.jpg 600 900 Maria Delgado https://www.funchal.pt/wp-content/uploads/2023/09/0_WFx_mun.png Maria Delgado2025-02-21 22:09:582025-02-21 22:09:58Encerramento da Funchal Climate Week reforça compromisso do Funchal com a ação climática
Artigos Relacionados
Câmara Municipal do Funchal promove recuperação do Monumento ao Combatente Madeirense no UltramarCâmara Municipal do Funchal promove recuperação do Monumento ao Combatente Madeirense no Ultramar
Funchal avança com novo arruamento no Amparo e bolsa de estacionamento de 32 lugares no Curral VelhoFunchal avança com novo arruamento no Amparo e bolsa de estacionamento de 32 lugares no Curral Velho
Madeira Andebol SAD associa causa social a jogos das competições europMadeira Andebol SAD associa causa social a jogos das competições europeias
Medidas do Município do Funchal para os jovensCristina Pedra apresentou na UMa medidas do Município do Funchal para os jovens em matéria fiscal e na área da mobilidade
Funchal investe 20 mil euros num novo compartimento de resíduos automatizado em São PedroFunchal investe 20 mil euros num novo compartimento de resíduos automatizado em São Pedro
Funchal abre Galeria de Arte ‘ IMPULSO’ na Zona VelhaFunchal abre Galeria de Arte ‘ IMPULSO’ na Zona Velha
Apresentação do AGIM CUP 2024: - Helena Leal realça política desportiva da CMF com 1,2 milhões de euros no Orçamento Municipal para apoiar o associativismo desportivoApresentação do AGIM CUP 2024: – Helena Leal realça política desportiva da CMF com 1,2 milhões de euros no Orçamento Municipal para apoiar o associativismo desportivo
Funchal assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras com diversas atividades lúdico-pedagógicasFunchal assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras com diversas atividades lúdico-pedagógicas

Pesquisar

Siga-nos

  • facebook
  • instagram
  • x
  • tiktok
  • youtube
  • whatsapp

Categorias

  • Apoios e Benefícios Municipais
  • Avisos
  • CMF recupera túneis e investe seis milhões de euros nas artérias principais das freguesias
  • Consulta – Parcerias
  • Consultas Públicas
  • Destaques
  • Notícias
  • Sem categoria

Arquivo

Câmara Municipal do Funchal
Praça do Município
9004-512 Funchal

www.funchal.pt

SOBRE NÓS

Câmara Municipal do Funchal

Empresas Municipais

Paços do Município e Heráldica

Certificação da Qualidade

Imagem Corporativa

Política de Privacidade

APOIOS

Educação

Habitação

Emprego

Empresas

Medicamentos

Natalidade e Família

Cartão Municipal

Associativismo

ACESSO RÁPIDO

CMFonline

Funchal Alerta

Loja do Munícipe

Adesão à fatura eletrónica

Leitura do contador da água

Horários de recolha de resíduos

Documentação

Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho Denúncias
CONTACTOS

Contact Center CMF

291 211 000

(todos os dias, das 08h às 22h)

SERVIÇOS ONLINE
CMFonline
Iniciar Sessão Criar Conta

Câmara Municipal do Funchal
Praça do Município
9004-512 Funchal

www.funchal.pt

SOBRE NÓS

Câmara Municipal do Funchal

Política de Privacidade

APOIOS

Educação

Habitação

Emprego

Empresas

Medicamentos

Natalidade e Família

Cartão Municipal

Associativismo

ACESSO RÁPIDO

Loja do Munícipe

Adesão à fatura eletrónica

Leitura do contador da água

Horários de recolha de resíduos

Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho Denúncias
CONTACTOS

Contact Center CMF

291 211 000

(todos os dias, das 08h às 22h)

SERVIÇOS ONLINE
CMFonline
Iniciar Sessão Criar Conta
funchal.pt © CMF | DSI 2025
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Youtube
  • WhatsApp
Projecto “+ Perto”, que promoveu o envelhecimento activo, em Santa Luzia,...Projeto +Perto112º Aniversário do Recreio Musical e União da Mocidade112º Aniversário do Recreio Musical e União da Mocidade
Scroll to top