Portal de Notícias do Município do Funchal.

Executivo Municipal visitou obra de reabilitação do antigo Matadouro do Funchal

A obra é cofinanciada pelo Turismo de Portugal e ascende aos 4 milhões de euros.

O Executivo Municipal liderado por Miguel Silva Gouveia, visitou esta tarde, na companhia do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a obra de reabilitação do antigo Matadouro do Funchal, que está a ser transformado pela Câmara Municipal do Funchal num polo de criatividade, cultura e empreendedorismo.

Miguel Silva Gouveia explicou que “neste ecossistema criativo que se quer participado, e aproveitando a visita do Luís Araújo à Região, convidamos um conjunto de entidades que desenvolvem o seu trabalho no concelho do Funchal a virem visitar este espaço e a ficarem a conhecer aquilo que está aqui a ser desenvolvido no edifício do antigo Matadouro”.

“São entidades ligadas à academia, ao sector cultural, ao empreendedorismo, e a iniciativas sociais, com o objetivo de auscultar, em tempo útil, sobre o modelo e a forma como irá funcionar este novo polo, um espaço que se pretende aberto à comunidade regional e, acima de tudo, que possibilite dar mundo à cidade e o projetar de novas parcerias a nível nacional e internacional”, reforçou.

O autarca lembrou que a partir da próxima semana “vamos lançar um sítio na internet para permitir que todos os interessados possam contribuir com as suas ideias e sugestões sobre o modelo de gestão a implementar neste espaço de criatividade, e que convém reforçar que será exclusivamente gerido pela Câmara Municipal do Funchal.”

Recorde-se que a recuperação do edifício compreende: uma incubadora de microempresas de indústrias criativas, um espaço de performance artística com uma audiência até 300 pessoas, um centro de exposições, ateliers, oficinas de restauro e design de equipamentos, uma loja de venda dos produtos, e um café/restaurante de apoio. Este investimento da Câmara Municipal, cofinanciado pelo Turismo de Portugal, ascende aos 4 milhões de euros e tem data de conclusão prevista para o início de 2022.

Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, sublinhou na ocasião que “o Turismo de Portugal tem uma série de linhas à qual entidades públicas e privadas podem concorrer para dinamizar projetos, e o Município do Funchal tem sido, efetivamente, um daqueles que mais tem recorrido aos nossos financiamentos, apresentando projetos de futuro que têm tudo para mudar a cidade, como é o caso desta reabilitação do antigo matadouro da cidade.”

“Este é um projeto muito válido e ficamos bastante felizes com esta obra, porque acreditamos que vai ter um impacto enorme não só na promoção de Portugal e da Região enquanto destino turístico, mas principalmente na promoção do Funchal”, acrescentou.

Miguel Silva Gouveia concluiu que “queremos que este espaço tenha uma dinâmica regular, onde todos os madeirenses e visitantes possam sentir-se em casa e desfrutar diariamente de iniciativas nas mais variadas áreas. Esta será uma infraestrutura cultural ao nível das melhores cidades europeias e vai aliar isso como estímulo para dinamizar a economia do Funchal, e em particular de toda a zona envolvente da Ribeira de João Gomes.”

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...