Portal de Notícias do Município do Funchal.

Funchal agraciado com Bandeira Cidades e Vilas de Excelência

A Bandeira “Cidade de Excelência – Nível IV”, tem como objetivo o reconhecimento público do trabalho meritório que a Câmara Municipal do Funchal tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação do seu território.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, acompanhado pelo Vereador com o Pelouro da Mobilidade Urbana e Trânsito, Bruno Martins, recebeu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Bandeira Cidades e Vilas de Excelência Nível IV, atribuída por parte do Instituto de Cidades  e Vilas com Mobilidade.

A Bandeira “Cidade de Excelência – Nível IV”, tem como objetivo o reconhecimento público do trabalho meritório que a Câmara Municipal do Funchal tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação do seu território. A cerimónia de entrega da bandeira contou com a presença de Paula Teles, Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, e Pedro Silva, coordenador do projeto.

Miguel Silva Gouveia referiu, na ocasião, que “muitas vezes estamos tão imersos no trabalho que realizamos, e que tem sido sem dúvida excecional nas áreas da mobilidade, que torna-se importante receber este reconhecimento e ver a forma como a nossa cidade é vista pelos olhos de quem nos vê de fora.”

“Na mesma semana em que o Funchal é reconhecido como a terceira cidade com ar mais limpo na Europa, sermos também reconhecidos como uma cidade de excelência ao nível da mobilidade e das acessibilidades, acaba por ser para nós, e para todos os funchalenses, motivo de imenso orgulho.”

O Presidente acrescentou que a Autarquia “já fez tanto e em tao pouco tempo e, acima de tudo, teve coragem para o fazer. Só aqueles que gostariam de ver o Funchal como uma cidade decadente, que também os há, é que, infelizmente, não ficarão satisfeitos por verificar o sucesso que o Funchal tem tido em diversas áreas”.

A área da mobilidade tem sido uma área paradigmática  naquele que tem sido o trabalho do atual Executivo camarário, “uma área que tem procurado intervir com um planeamento aprofundado em diferentes setores, como é, a título de exemplo, a aprovação do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável e o Plano para a Mobilidade Clicável.”

“Depois do caminho que temos percorrido, é reconfortante sentir que as pessoas reconhecem as obras que temos realizado na cidade e assumem o valor dessas iniciativas como algo seu. Um desses casos claro, é a requalificação da Rua Fernão de Ornelas, que muito foi criticada e hoje em dia é um arruamento de eleição para todos os funchalenses, e que demonstra, na perfeição, o quão moderno e inovador o Funchal tem sido na área da mobilidade”, reiterou.

O Presidente concluiu que “temos procurado estar sempre na vanguarda daquelas que são as iniciativas a serem levadas a cabo nas cidades, e muitas vezes temos sido uma referência para o País em diversas iniciativas. O Funchal vai continuar a partilhar conhecimento e a trabalhar em rede, para que possamos todos aprender e crescer juntos e a trilhar as boas práticas de mobilidade e sustentabilidade.”

Recorde-se que, a Rede de Cidades e Vilas de Excelência é um projeto que se iniciou em 2013, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade ICVM, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos Municípios Portugueses no Portugal 2020. Com os olhos postos na qualidade de Vida dos seus munícipes, esta REDE, de quase 50 municípios, tenta todos os dias trabalhar o presente, com o objetivo de atingir um futuro de excelência.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...