Portal de Notícias do Município do Funchal.

Funchal apresentou Plano Municipal de Resíduos e Limpeza Urbana

A Câmara Municipal do Funchal informa que decorreu esta tarde, na Sala da Assembleia Municipal, a sessão de apresentação do Plano Municipal de Limpeza Urbana, um investimento da Autarquia de cerca de 30 mil euros e que permitirá desenhar novas políticas ambientais para o Município, procurando estratégias para alinhavar o trabalho da CMF com aqueles que são os desígnios da União Europeia para esta matéria.

Os objetivos do Plano Municipal de Limpeza Urbana são:

  • Cumprir com as metas europeias, reduzindo os indiferenciados e aumentando a recolha seletiva;
  • Valorizar por compostagem dos biorresíduos > 10 000 t/ano;
  • Reduzir as emissões de CO2eq por tonelada recolhida;
  • Manter a inovação ecológica na limpeza urbana (zero herbicida, eletrificação) com grau de satisfação dos funchalenses > 80%;
  • Investimento previsto de 10,7M € (12€ por habitante e por ano;
  • Criar oportunidades económicas a partir da recuperação material de resíduos;
  • Aplicar tarifários mais justos segundo o princípio poluidor-pagador;
  • Eliminar o plástico descartável, garantindo maior proteção ao ambiente marinho.

O Plano Municipal de Resíduos e Limpeza Urbana foi apresentado por João Vaz, da ECOGESTUS, e contou com a participação de Graça Martinho, da FCT Nova, que abordou os desafios do setor dos resíduos.

A proteção da saúde e do ambiente é a prioridade da CMF e dos serviços municipais, no sentido de reduzir os riscos associados à gestão dos resíduos urbanos gerados diariamente pela população e visitantes no Funchal. A missão estratégica passa por manter a limpeza e higiene urbana a um nível que permita ao concelho melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes e cidadãos, valorizando os material dos resíduos numa lógica de economia circular e de criação de emprego local.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...