Portal de Notícias do Município do Funchal.

Funchal apresentou vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, acompanhado pelo respetivo Executivo Municipal, apresentou, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os cinco vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo do Funchal, uma iniciativa que tem um orçamento global de 500 mil euros.

Miguel Silva Gouveia referiu, na ocasião, que “hoje cumpre-se um dos eixos estratégicos que este Executivo tem colocado ao serviço da cidade do Funchal, que passa por promover a democracia participativa e o envolvimento dos cidadãos na construção da sua cidade. Por isso, o dia de hoje é revestido de especial e particular importância porque dá-mos por terminado esse processo participativo, sendo que agora compete ao Vereador Rúben Abreu, que tem o pelouro das Obras Públicas, colocar no terreno as propostas que daqui saíram vencedoras.”

“Neste contexto pandémico em que vivemos, e quando outras entidades optaram por desistir das ferramentas de participação, o Funchal perseverou, insistiu e conseguiu manter a sua aposta no orçamento participativo. Foi preciso adaptação e procurar novas formas de estarmos mais próximos dos munícipes, mas o resultado final demonstra bem o sucesso desta iniciativa e mostrou, igualmente, que não estamos sós e que os funchalenses, apesar da situação atual, continuam a querer estar presentes na construção do futuro da sua cidade”, acrescentou.

O grande vencedor da 3ª edição do Orçamento Participativo do Funchal foi o projeto de Cobertura do Polidesportivo da Escola EB1/PE dos Ilhéus (602 votos), seguindo-se em segundo lugar a Requalificação do Campo Desportivo da Escola do Arreio e Lombada (535 votos), em terceiro lugar o projeto Escalada Desportiva para Todos – Jardim do Almirante Reis (527 votos), em quarto lugar a Requalificação do Pátio da Escola Secundária de Francisco Franco (499 votos) e, por fim, em quinto lugar, o Observatório e Parque de Astronomia do Funchal (275 votos).

O autarca lembrou ainda as duas edições anteriores que bateram recordes de participação e que colocaram o nome do Funchal “como referência nacional ao nível da participação onde fomos nomeados como a prática mais votada do País. Este ano não conseguimos estar todos juntos  mas, em termos de participação global, continuamos a manter os mesmos níveis de participação e de pessoas interessadas em contribuir.”

Recorde-se que este ano a Autarquia criou uma plataforma online para submissão de propostas e implementou um sistema de votação por SMS para facilitar o processo de participação. Ao todo, foram apresentadas 100 propostas, tendo 30 delas, depois de concluído o processo de análise técnica, passado à fase de votação final. Durante a votação foram recebidos 4228 votos.

O Presidente terminou agradecendo a todos aqueles que participaram “enviando as suas propostas para a cidade e também a todos aqueles que contribuíram com os seus votos para eleger os projetos vencedores. Este Executivo continuará a trabalhar a cidade assente numa politica de proximidade e no fortalecimento da democracia local, ampliando a transparência da administração municipal, reforçando a cidadania e afirmando os laços de confiança entre a Câmara e os funchalenses.”

Propostas vencedoras:

Projetos a Votação Final: 

Nº do Projeto Título Votos
13 Cobertura do Polidesportivo da Escola EB1/PE dos Ilhéus 602
17 Cobertura do Campo Desportivo da Escola EB1/PE do Areeiro e Lombada – Edifício Areeiro 535
21 Escalada Desportiva para todos 527
30 Requalificação do Pátio Interior Norte da Escola Secundária Francisco Franco 499
20 Observatório e Parque de Astronomia do Funchal 275
18 Cobertura do campo da EB1/PE Pena 265
23 Reabilitação do Cine Teatro Santo António | UM TEATRO DE TODOS PARA TODOS 205
27 Pólo de Juventude da cidade do Funchal 191
1 Praia São Tiago Acessível 181
7 Vedação dos campos da EB1/PE da Pena 137
10 Renovação do campo de basquetebol do Lido. 132
29 Nova Rede Ciclável: Criação de Troço Cicloviário em São Gonçalo 105
8 Diminuição da pegada ecológica com sustentabilidade elétrica 99
19 Bebedouro para cães 55
24 Ringue Quinta Deão 53
14 Passagem Pedonal junto à Ponte da Praia Formosa (Estrada Monumental) 52
28 Jardim Sensorial: Um recurso para a estimulação 48
5 Construçao de um parque infantil (São Gonçalo) 29
6 Parque infantil (Jardim Almirante Reis) 29
4 Instalação e optimização postos de carregamento de viaturas eléctricas nos parques periféricos 25
11 Parque urbano das Courelas 25
16 Pista Circuito de Manutenção Física 24
25 Recinto desportivo (pré-adolescentes) em espaço municipal 23
12 Criação de um Museu/Espaço-núcleo museológico alusivo ao 25 de Abril de 1974 22
22 APP para Atividades Naúticas Funchal 21
9 Contrução de salão/pavilhão pré-fabricado modular para atividades culturais e desportivas 19
26 Wi-Fi para Todos 17
3 Novo miradouro no chao da loba junto aos platanos  , com arvores de sombra e vista mar 12
15 Equipamentos de aparelhos de fitness ao ar livre 11
2 Execução de passeio no lado esquerdo da rua tenente coronel sarmento depois do “tunel” 10

 

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...