Portal de Notícias do Município do Funchal.

Funchal aprova Plano para a Cultura na próxima década

Este plano foi considerado pelo autarca funchalense, Miguel Silva Gouveia, como “um marco histórico no desenvolvimento cultural da cidade”.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, anunciou hoje, após a habitual Reunião de Câmara semanal, que foi aprovado o Plano Estratégico Municipal para a Cultura 2021-2031. A estratégia reforça as apostas municipais na implementação de políticas públicas que desenvolvam social, economica e culturalmente o concelho do Funchal.

Miguel Silva Gouveia explicou que “hoje aprovamos um documento histórico para a cidade do Funchal, resultado de um trabalho intenso realizado durante o último ano, onde passamos por todas as freguesias do concelho, envolvendo associações, artistas, agentes culturais, e a população, num abrangente estudo de públicos que permitiu identificar as necessidades e perspetivar o trabalho de futuro a realizar.”

“O Plano Estratégico para a Cultura do Funchal é um marco histórico no desenvolvimento cultural da cidade, por ser o primeiro a ser elaborado por uma instituição pública na Madeira e por ser um dos mais participados em Portugal, com o envolvimento de mais de 700 pessoas”, acrescentou.

A aprovação deste documento estrutural é um dos requisitos para a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027, atualmente em curso. O autarca deixou o convite a “todos os agentes culturais, associações, movimentos e públicos da nossa cidade e da nossa Região, a assumirem-se como parceiros ativos na implementação deste Plano Estratégico Municipal para Cultura e a associarem-se a um dos maiores desígnios da cidade para a próxima década: a candidatura a Capital Europeia da Cultura.”

O Presidente concluiu que “com este plano que reúne os eixos e os objetivos do Município a médio e longo prazo, o Funchal posiciona-se como uma cidade com visão, pensamento próprio e dinâmica, capaz de assentar as suas políticas em planeamento estratégico e mecanismos de participação.”

O Plano Estratégico foi  aprovado com votos favoráveis da Coligação Confiança e abstenção do PSD e CDS, e será agora remetido para aprovação em reunião de Assembleia Municipal.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...