Portal de Notícias do Município do Funchal.

Funchal vence prémio pela sua participação no projeto “O Mar Começa Aqui”

A Menção Honrosa atribuída ao Município resulta do envolvimento e empenho de 16 das suas Eco-Escolas, através da elaboração de pinturas em sarjetas/sumidouros no interior dos recintos escolares.

O Funchal acaba de ser premiado no âmbito de uma campanha de educação ambiental intitulada “O Mar Começa Aqui”, uma iniciativa levada a cabo pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A Menção Honrosa atribuída ao Município resulta do envolvimento e empenho de 16 das suas Eco-Escolas, através da elaboração de pinturas em sarjetas/sumidouros no interior dos recintos escolares.

Na edição de 2021 foram pintadas 796 sarjetas e estiveram envolvidos no projeto 124 municípios de todas as regiões do país, sendo que foram submetidos 89 trabalhos e participaram 374 escolas.

O objetivo desta iniciativa passa por inculcar nos alunos a compreensão da necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Além disso, educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa, estimular a criatividade e também implementar estratégias de cooperação entre as escolas e as autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Madalena Nunes, Vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal do Funchal, realça que os valores inerentes a esta campanha vão ao encontro daqueles que têm sido implementados em vários projetos educativos dirigidos aos mais novos, ao longo dos últimos anos.

“Este projeto tem como base estimular, através de atividades práticas, o aumento da literacia e cidadania ambiental, e desenvolver competências nas áreas da expressão plástica”, refere a autarca, salientando que estas são capacidades que as crianças e jovens terão que ter no futuro.

Nesse sentido, sublinha que “não sabemos o que nos espera o mundo daqui a uns anos, mas temos a certeza que a educação dos mais jovens têm de passar obrigatoriamente por uma consciência ambiental muito profunda. Queremos que todos os agentes educativos estejam também sensibilizados para esta questão e que todos possamos construir uma comunidade educativa consciente e responsável, com escolhas que sejam amigas do ambiente”. 

Por fim Madalena Nunes vinca que é “um orgulho que o Funchal seja distinguido neste projeto tão importante, e que as escolas envolvidas estão de parabéns. Esta iniciativa foi uma maneira lúdica de passar uma mensagem pedagógica essencial, até porque os mais novos acabam por partilhar aquilo que aprendem com a família, despertando assim os adultos para estas questões.”

De referir que o prémio pela prestação do Município será entregue no dia do Galardão Eco-Escolas 2021 que está previsto para o dia 12 de outubro em Sintra. O Funchal estará ainda representado através de uma imagem de uma sarjeta pintada por uma das escolas no calendário de 2022.

O projeto “O Mar Começa Aqui” avaliou as participações de acordo com o número de escolas envolvidas, o número de sarjetas pintadas, o envolvimento dos municípios com as suas escolas em termos de motivação ou formação, e ainda, a forma como comunicaram e divulgaram esta iniciativa.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...