Portal de Notícias do Município do Funchal.

Gatil Municipal do Funchal regista cerca de 300 adoções entre 2019 e 2020

A Autarquia já investiu 1,5 milhões de euros na Causa Animal.

Entre 2019 e 2020 foram adotados cerca de 300 gatos que estavam ao abrigo do Gatil Municipal do Vasco Gil.

Este espaço dedicado a felídeos abandonados foi inaugurado em 2019 e desde então foi delineada uma estratégia municipal para apelar à adoção responsável por parte dos funchalenses.

Idalina Perestrelo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal, com o pelouro da Causa Animal, considera que nos últimos anos a edilidade tem estado na linha de frente das campanhas contra o abandono animal e tem, assim, contribuído para “mudar a visão da população da cidade perante esta importante causa”.

Com efeito, estas 300 adoções significam uma “mudança evidente” embora o “caminho seja ainda muito longo”, explica a autarca, sublinhando que o “Funchal tem trabalhado muito para ser uma cidade cada vez mais amiga dos animais e pondo em prática políticas para combater o abandono animal, próximas daquilo que de melhor se faz na Europa”.

Nesse sentido, nos últimos anos a Câmara Municipal do Funchal tomou uma posição clara e concreta no que toca à Causa Animal, implementado medidas emblemáticas como a proibição de espetáculos com animais no concelho, o fim da entanásia para animais errantes e ainda a contratação de uma veterinária a tempo inteiro.

Apesar de todos estes esforços por parte da Autarquia, Idalina Perestrelo apela à “educação e cidadania” dos munícipes, uma vez que os animais errantes são o resultado das pessoas que os abandonam. A autarca lembra ainda a importância de se “adotar em vez de comprar animais”.

Este Executivo Municipal considera este assunto como uma prioridade, e nesse sentido, até ao momento, a Autarquia já investiu 1,5 milhões na Causa Animal.

No final do ano passado, foi inaugurado um novo abrigo, na Fundoa, para acolher cães errantes do concelho e dar apoio ao Canil Municipal do Vasco Gil, um investimento municipal que ascendeu a 60 mil euros.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...