Portal de Notícias do Município do Funchal.

Lojas da Cidade: Barbearia Turista faz parte do Funchal há 125 anos

Este espaço faz parte da memória coletiva e continua a ser uma referência no que toca ao serviço de corte de cabelo e barba.

A Barbearia Turista é um estabelecimento histórico do nosso Funchal, tendo sido considerada pela Autarquia como uma “Loja com História”, tamanha a sua dimensão social, económica e histórica, na nossa cidade.

Este espaço faz parte da memória coletiva e continua a ser uma referência no que toca ao serviço de corte de cabelo e barba. A Câmara Municipal do Funchal informa, assim, que esta distinção tem como objetivo apoiar e preservar os estabelecimentos tradicionais da baixa funchalense.

O atual proprietário, Manuel Vasco Aguiar, afirma que a Barbearia Turista existe há pelo menos 125 anos, apesar de não se conseguir confirmar ao certo o seu início, existem documentos que comprovam que esta se encontra em funcionamento desde 1938.

São, de facto, muitos anos de portas abertas na nossa cidade. É um espaço que tem atravessado várias gerações, e embora tenham surgido ao longo, sobretudo dos últimos anos, novos conceitos de barbearias, o facto é que a Barbearia Turista continua a ser um estabelecimento de excelência, com atendimento personalizado e continua a reunir a preferência dos clientes mais fiéis, há mais de 100 anos.

Atualmente este espaço está localizado na Rua da Alfândega. Entrar nesta “Loja com História” é fazer uma viagem ao passado, onde podemos encontrar algum mobiliário e equipamentos antigos, como espelhos com rebordos em madeira talhada, cadeiras vintages, entre outras heranças de épocas mais antigas.

Até ao momento o Município já distinguiu, assim, nove espaços: Loja de Ferragens António Faustino de Abreu, a Livraria Esperança, a Fábrica Santo António, a Farmácia Portuguesa, a Bordal, a Barberia Turista, a Mercadora, a Mercearia do Bento e a Casa Amorim.

De referir que, as “Lojas com História” distinguidas pela Autarquia têm de cumprir uma série de critérios, como ter 25 anos de atividade e destacar-se pelo valor arquitetónico, espólio ou mesmo pelo seu valor cultural. As lojas ficam com um dístico exposto nos respetivos estabelecimentos, que as identificam como Lojas com História, o que confere à loja atratividade turística, integração no Registo Nacional na Direção Geral das Atividades Económicas, entre outros benefícios de âmbito nacional e europeu.

São apenas 11 municípios do país que possuem “Lojas com História” formalmente distinguidas, sendo o Funchal um deles, como se pode verificar no portal nacional Comércio com História.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...