Portal de Notícias do Município do Funchal.

Mais de 4 mil árvores do Funchal com chips digitais que incluem histórico de manutenção

Este projeto assume um papel fundamental no equilíbrio de um património natural e histórico da Região e ainda assegura a qualidade ambiental no espaço urbano.

A Câmara Municipal do Funchal já implantou 4065 chips em árvores situadas nos jardins e espaços públicos do Município, no âmbito de um projeto inovador e único a nível regional, que visa transformar a maneira como é feita a análise, monitorização e a manutenção do património arbóreo do concelho.

No total serão chipadas 8 mil árvores, sendo que este sistema inclui uma base de dados que vai disponibilizar informações como espécie, idade, historial de manutenção, possíveis doenças, inclinação, geolocalização, latitude e longitude.

Os trabalhos levados a cabo pelo Departamento de Ciência e Recursos Naturais, que continua a ser único nas autarquias do país, decorrem a bom ritmo e, em breve, seguir-se-á a fase de monitorização que tem como objetivo a gestão plena da variedade de espécies existentes, bem como a manutenção contínua, apropriada e eficaz do património arbóreo do Funchal, prevenindo doenças e antecipando quaisquer necessidades de intervenção.

A Câmara Municipal do Funchal assumiu a Sustentabilidade Ambiental e a Inovação como dois pilares estruturantes de ação deste Executivo. Nesse sentido, este projeto assume um papel fundamental no equilíbrio de um património natural e histórico da Região e ainda assegura a qualidade ambiental no espaço urbano.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito