Portal de Notícias do Município do Funchal.

Mais de 700 animais esterilizados no Funchal em 2020

Apesar do contexto de crise pandémica que atravessamos, o Município continua empenhado com a Causa Animal.

Durante o ano de 2020 foram esterilizados um total de 772 animais no Funchal, sendo este número correspondente a 350 cães e a 422 gatos.

Estas esterilizações ocorreram no âmbito do contrato entre a Câmara Municipal do Funchal e a AMAIS (Associação Madeira Animais) e os protocolos com a AMRAM (Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira), e a AMAW (Associação Madeira Animal Welfare).

A Vice-Presidente da Autarquia, Idalina Perestrelo, com o pelouro da Causa Animal, considera que o Funchal está a trabalhar muito para controlar os animais errantes no concelho, apelando à adoção responsável e sensibilizando para a mudança de mentalidades da população em relação aos animais.

“Mais de 700 animais esterilizados o ano passado, no Funchal, num ano tão atípico, em que assistimos a medidas de contenção da pandemia que mudaram a maneira como vivíamos, e mesmo assim, com tantos desafios, conseguimos continuar a apostar na esterilização dos animais no concelho, o que mostra bem o empenho que a Cidade tem tido com este assunto”, refere a autarca.

A Causa Animal é uma das prioridades deste Executivo Municipal que tomou, ao longo dos últimos anos, uma posição clara pelo bem estar-animal, implementando medidas emblemáticas e pioneiras como a proibição de espetáculos com animais no concelho, o fim da eutanásia para animais errantes e ainda a contratação de uma veterinária a tempo inteiro.

De salientar que, o ano de 2019, ficou marcado pela criação de um Gatil Municipal nas instalações do Vasco Gil, de um Dog Park nos Jardins da Ajuda e pela aquisição de uma nova carrinha devidamente equipada para recolha de animais.

Em 2020 a edilidade inaugurou o novo Abrigo para Animais do Município, na Fundoa, que acolhe os cães errantes e serve de apoio ao Canil Municipal do Vasco Gil.

Idalina Perestrelo, alude ainda ao facto do atual Executivo já ter investido cerca de 1,5 milhões de euros na Causa Animal, e lembra que durante a crise de saúde pública que atravessamos, os animais não foram esquecidos.

“A Câmara Municipal do Funchal adquiriu material médico-veterinário para o Centro de Recolha Municipal do Vasco Gil, no valor de 20 mil euros, e a compra incluiu vacinas e desparasitantes diversos para cães e gatos, a par de vários outros medicamentos e equipamentos, tais como chips, seringas e agulhas”, sublinha a autarca.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...