Portal de Notícias do Município do Funchal.

Mercado dos Lavradores dá passo importante no campo da eficiência energética

Município assume a questão da sustentabilidade ambiental como uma das suas grandes bandeiras.

A Câmara Municipal do Funchal deu mais um passo importante no que concerne à sua estratégia ambiental para os Mercados Municipais.

No campo da eficiência energética, a Autarquia procedeu a uma intervenção técnica rigorosa junto dos coletores solares no Mercado dos Lavradores para que estes garantam que a produção de águas quentes sanitárias é realizada com recurso à energia solar térmica. 

Com efeito, estes investimentos já representam um decréscimo de cerca de 3% na fatura energética, uma redução efetiva de 2,8 toneladas por ano de CO2, duas metas importantes que significam, por um lado uma poupança económica efetiva e sobretudo um contributo para a sustentabilidade ambiental, um dos objetivos verdadeiramente estruturais para o Funchal na próxima década.

Esta medida foi levada a cabo ao abrigo do projeto intitulado “Mercado Sustentável” que traçou três  compromissos: o desenvolvimento sustentável, económico e social. Nesse sentido foram definidas medidas sob três importantes prismas: edifício e equipamentos, serviços e atividade comercial. 

No que toca ao primeiro prisma, o projeto englobou uma auditoria energética com o objetivo de ter uma visão holística do consumo energético do Mercado dos Lavradores, dos equipamentos elétricos e de todo o material que faz uso da energia elétrica. Feita a auditoria e conhecida a realidade a este nível do Mercado dos Lavradores, foi definido, deste modo, um plano de intervenção que visa a sustentabilidade do edifício e um uso de energia mais amiga do ambiente.

O Município assume a questão da sustentabilidade ambiental como uma das suas grandes bandeiras, com um papel didático e consciente, garantindo que o concelho é um bom exemplo no que toca às boas práticas ambientais.

Este investimento contempla ainda a aposta na redução do uso do plástico, com o apelo constante para o uso de soluções mais cautelosas, incitando os comerciantes a soluções mais sustentáveis.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...