Portal de Notícias do Município do Funchal.

Miguel Silva Gouveia apela à compra de produtos regionais no 80º aniversário do Mercado dos Lavradores

As comemorações ficaram marcadas pela homenagem a dois dos comerciantes mais antigos do Mercado, Floriano Sousa e Arlinda Sousa, e pela inauguração de uma exposição fotográfica alusiva ao aniversário.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, acompanhado pelo respetivo Executivo Municipal, visitou esta manhã o Mercado dos Lavradores, para assinalar o 80º aniversário deste espaço emblemático da cidade.

Miguel Silva Gouveia referiu, na ocasião, que “este ano, num contexto particularmente difícil, e apesar de já ter passado por vários ciclos económicos, também aqui o nosso Mercado tem sentido os efeitos desta crise e da queda do número de turistas a visitar a Região. Neste sentido, temos procurado adaptar o Mercado às novas realidades, incentivando os residentes na Madeira a visitarem este espaço, no fundo regressando aquelas que são as nossas origens no mercado, e comprarem aqui os produtos tradicionais e regionais.”

“Este é um trabalho que temos vindo a desenvolver desde o início da pandemia, com iniciativas como o «Cabaz Vital», cabazes compostos por frutas e legumes, e criados no Mercado, com o intuito de escoar os produtos dos comerciantes e, em simultâneo, poder atenuar as dificuldades socioeconómicas que as famílias funchalenses têm vindo a sofrer com a crise”, acrescentou.

O autarca lembrou que neste momento a Autarquia procura soluções para permitir que o Mercado dos Lavradores fique aberto até mais tarde durante o período natalício, “ sabemos que os Madeirenses procuram sempre produtos regionais para poderem fazer a sua consoada, por isso tencionamos alargar o horário de funcionamento para permitir que todas as pessoas tenham essa possibilidade de, em segurança, virem aqui a este espaço fazer as suas compras.”

“O empréstimo aprovado na semana passada em Assembleia Municipal, permitir-nos-á também auxiliar os concessionários com um valor de sensivelmente 1 milhão de euros, possibilitando ajudar no pagamento das rendas daqueles que viram as suas receitas reduzidas em comparação ao período homologo do ano passado. A Câmara Municipal do Funchal vai continuar a trabalhar e a procurar soluções que permitam apoiar os cidadãos, instituições e empresas a enfrentar problemas que são de toda a cidade”, concluiu.

A Câmara Municipal do Funchal avançará em 2021 com uma ampla beneficiação do Mercado dos Lavradores, tendo já assegurado financiamento para o efeito junto do Turismo de Portugal. A intervenção vai assegurar a beneficiação da Praça do Peixe e ainda a recuperação das redes de eletricidade e de saneamento básico do edifício, representando uma assinalável melhoria das condições de trabalho dos comerciantes.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...