Portal de Notícias do Município do Funchal.

Paixão por “criar coisas novas com o vime” dá origem a marca inovadora

Wicker_it Innovating Tradition é uma das seis marcas que pode ficar na conhecer no Viveiro de Lojas.

Catarina Jesus é apaixonada pelo vime. Desde 2018, após concluir a formação “Artesão de Obra de Vime” tem aprendido novas técnicas, desde a sua plantação, transformação e conversão em objetos de decoração e moda. Em pouco tempo criou a marca Wicker_it Innovating Tradition, um projeto a quatro mãos, que nasceu na Camacha.

Esta empreendedora é uma das primeiras seis a testar a sua ideia de negócio no Viveiro de Lojas, situado no Largo do Corpo Santo, na Zona Velha da cidade, e que foi oficialmente inaugurado hoje ao público. Esta incubadora de inovação foi criada e desenvolvida pela Câmara Municipal do Funchal, com intuito de fomentar o empreendedorismo, a diversificação do tecido empresarial e o ‘networking’.

Amante confessa desta indústria, Catarina Jesus considera que o Viveiro de Lojas será o laboratório ideal para testar a sua ideia de negócio. A artesã vendia sobretudo as suas criações online, e com recurso às redes sociais e ao “passa-a-palavra”. 

“Com esta iniciativa da Câmara Municipal do Funchal vou poder perceber qual é a aceitação à marca e os passos a dar. Depois destes primeiros seis meses o objetivo é passar do negócio online a um loja física”, revela Catarina Jesus, explicando que a sua paixão passa sobretudo por “fazer coisas novas com o vime, um material que faz parte da nossa história”.

A artesã destaca ainda que para transformar este material utiliza apenas uma máquina elétrica e que o restante processo é manual, sendo que as próprias ferramentas são feitas manualmente, algumas esculpidas em madeira.

“Crio peças diretamente da minha cabeça para as minhas mãos, peças a pedido de particulares, e produzo peças de design. Esta experiência vai ajudar-me a testar a comercialização dos meus produtos”.

Miguel Silva Gouveia, presidente da Câmara Municipal do Funchal, esteve presente na ocasião, onde salientou que o Viveiro de Lojas é uma incubadora do melhor que há no que toca ao empreendedorismo funchalense. Na inauguração o edil teve a oportunidade de conhecer e ter proximidade com os seis primeiros empreendedores que vão dar a conhecer ao público os seus produtos, de abril a outubro.

Nos próximos dias, o Funchal.pt irá dar a conhecer os restantes cinco empreendedores que fazem parte desta iniciativa.

De salientar que, a Autarquia fez um investimento municipal de 32 mil euros no Viveiro de Lojas, um projeto que vai ao encontro de um dos pilares mais vincados do Executivo: a Inovação.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...