Portal de Notícias do Município do Funchal.

Parque Ecológico e SPEA dinamizam atividade para promover o controlo de plantas invasoras

Iniciativa tem como intuito sensibilizar a população para a recuperação e conservação do coberto vegetal indígena.

Decorre amanhã no Parque Ecológico do Funchal uma atividade intitulada “controlo de plantas invasoras: vamos dar a mão à natureza!”, organizado pela SPEA Madeira (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) em parceria com o Pingo Doce.

A iniciativa tem como intuito sensibilizar a população para a recuperação e conservação do coberto vegetal indígena, visto que é o passo mais importante a tomar na manutenção e na garantia das funções dos ecossistemas.

Nesse sentido, o maior desafio atual é a gestão das espécies exóticas invasoras, que são uma das maiores ameaças aos ecossistemas insulares. Urge fomentar, assim, na população a compreensão dos impactos da introdução dessas espécies e desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos que permitam contribuir para minimizar o problema.

Esta atividade, que irá decorrer entre as 9h e as 13h, tem como principal objetivo realizar o controlo destas espécies através do corte e do arranque manual, envolvendo os cidadãos, maiores de 18 anos. 

Nota: usar calçado e vestuário adequado (recomenda-se impermeáveis e boné). Uso de máscara obrigatório.

Apoio da CMF a entidades de caráter ambiental

De referir que, a SPEA Madeira recebeu um apoio financeiro da Câmara Municipal do Funchal que ascendeu a 18 mil euros, em 2021, precisamente para dinamizar atividades de educação ambiental, nomeadamente monitorizar a população de aves no Parque de Santa Catarina, e para realizar um Censo de aves no Parque Ecológico do Funchal, entre outras ações.

Esta entidade é uma organização não-governamental que promove o estudo e a conservação das aves e dos seus habitats. É desde 1999 o parceiro Português da BirdLife International, uma rede internacional de organizações de ambiente que atua em mais de 100 países, tendo sido reconhecida como entidade de utilidade pública em 2012.

A SPEA desenvolve projetos em todo o território nacional e também em parceria no estrangeiro (ex.: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Malta e Grécia). A sensibilização ambiental e a promoção do Birdwatching são também duas das suas prioridades.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...