sexta-feira, 26 novembro 2021 13:55

Pedro Calado e Nádia Coelho fazem apelos à população para o cuidado com os lixos, mas também para o bom uso dos recursos hídricos

No âmbito das atividades da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) procedeu, hoje, à entrega de certificados da Campanha de Limpeza ‘Clean Up the World – Limpar o Funchal do Mar à Serra 2021’.

Nesta campanha participaram 42 entidades entre públicas e privadas envolvendo um total de 1.229 voluntários e foram recolhidos num só dia, 5 mil e 300 Kg de resíduos, maioritariamente plásticos.

A vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, realça a importância desta iniciativa, uma vez que «conseguimos chamar atenção da população a participar nestas limpezas, porque a cidade é de todos».

Tendo em conta que esta campanha assume um carácter pedagógico, a autarca assume haver o compromisso de «dar continuidade às múltiplas ações de Educação Ambiental que a Autarquia tem vindo a desenvolver»., realçando que «a CMF faz um esforço diariamente para a limpeza da cidade, mas com a colaboração de todos, tudo se tornará mais fácil e a cidade fica melhor e mais limpa».

O presidente da Câmara Municipal do Funchal aproveitou a ocasião para deixar o apelo não só aos cuidados a ter com os lixos, «mas também com o uso diário que se faz dos recursos hídricos».

Pedro Calado anunciou que serão feitos investimentos no sentido de conter as perdas de água potável na rede. «Temos obras planeadas em todo o concelho para fazer chegar água potável à casa de todos os munícipes. Para que isso aconteça é preciso evitar muitas ruturas de água, é preciso evitar alguns roubos de água que tem acontecido em algumas zonas, é preciso evitar a má utilização de contadores e a má utilização deste importante recurso», salientou.

O autarca lembrou que o Governo Regional também está a investir bastante nesta área, para que a água seja disponibilizada para todos os concelhos, essencialmente no concelho do Funchal, e «essa distribuição tem de ser bem canalizada e bem utilizada por todos», apelou.