Portal de Notícias do Município do Funchal.

Qualidade das águas balneares do Funchal é validada periodicamente pelas entidades competentes

As análises bacteriológicas das águas balneares costeiras, bem como as micológicas dos areais, são realizadas com frequência por equipas laboratoriais do IASaúde, que consecutivamente têm assegurado a sua adequação e salubridade, de acordo com a legislação e normativas em vigor.

A qualidade das águas balneares nos espaços destinados a banhos do município no Funchal é periodicamente monitorizada, avaliada e validada por entidades competentes.

Com efeito, as análises bacteriológicas das águas balneares costeiras, bem como as micológicas dos areais, são realizadas, ora com frequência quinzenal, ora mensal, por equipas laboratoriais do IASaúde – Instituto de Administração da Saúde,  que fazem a recolha de amostras, a testagem e a emissão de relatórios que consecutivamente têm assegurado a sua adequação e salubridade, de acordo com a legislação e normativas em vigor.

Além desta testagem periódica em laboratório, no arranque de cada época balnear, os complexos balneares do Lido, Barreirinha, Ponta Gorda e Praia Formosa ostentam, com mérito, os vários galardões com os quais a ABAE – Associação Bandeira Azul Europeia – reconhece não só a qualidade das águas balneares, mas também o cumprimento de uma série de requisitos que garantem excelência e uma preocupação acrescida com a segurança, as acessibilidades, a sustentabilidade e a educação ambiental.

Também a QUERCUS – Associação Ambientalista Independente – tem atribuído a Bandeira Praia Qualidade de Ouro, um galardão que reconhece a qualidade das águas balneares durante pelo menos cinco anos consecutivos.

O escrutínio final, esse, é feito constantemente pelos utentes que, ano após ano, dentro e fora da época balnear, escolhem ir a banhos em segurança, confirmando a confiança depositada na gestão das praias da capital madeirense, nomeadamente no que diz respeito à qualidade e à segurança dos espaços balneares e respetivos serviços.

A opção pelo esvaziamento e enchimento diário das piscinas, bem como a preocupação quotidiana com a limpeza e desinfeção das superfícies permitem aos utentes desfrutar do lazer na praia de forma tranquila e aprazível.

Todavia, sempre que se verifica algum incidente relacionado com a sujidade no mar, fruto de agitação marítima ou levadias, a Frente MarFunchal procura aconselhar-se e dar resposta, de acordo com as indicações das entidades competentes.

Nesse sentido, em situações de descargas ilegais, o Município lança o alerta para dar conhecimento do sucedido, e iniciar-se, deste modo, as devidas averiguações, tendo em vista a resolução das ocorrências, por parte das autoridades.

Por outro lado, não poucas vezes, e a título voluntário, os colaboradores da Frente MarFunchal têm participado em recolhas de lixo no mar e em limpezas de praia, na recolha de aves e tartarugas marinhas, contribuindo assim, de múltiplas maneiras, para a preservação dos ecossistemas, a salvaguarda da biodiversidade, mas também com alertas e campanhas de sensibilização que fazem eco nos diversos canais de comunicação.

É de salientar que, apesar da crise pandémica que atravessamos, em que limitou a lotação e condicionou os comportamentos e horários antes, durante e após a época balnear de 2020, a empresa municipal gestora das praias tenha registado cerca de 200 mil ingressos, o que é sinónimo da confiança dos banhistas.

Houve também um investimento adicional em espaços alternativos, como foi o caso da intervenção para melhoramento do solário do Gavinas/Gorgulho, propiciando assim um menor ajuntamento de pessoas na praia de acesso livre, no lado Poente do Complexo Balnear do Lido.

Neste caso particular da praia do Gorgulho, é de destacar que, também neste espaço, o relatório de ensaio mensal do IASaúde correspondente a setembro de 2020 dá conta de boa qualidade da água, com valores de incidência bacteriológica muito abaixo dos limites de tolerância máximos estabelecidos.

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito