Portal de Notícias do Município do Funchal.

Teatro Municipal acolhe projeto educativo “Mistérios no Baltazar Dias”

Visita-jogo interativa decorre às 19h e é dedicado ao público infantojuvenil.

Amanhã, pelas 19 horas, decorre o lançamento da visita-jogo interativa que se chama “Mistérios no Baltazar Dias”, que vai estar disponível no canal de Youtube do Teatro Municipal Baltazar Dias, no âmbito do projeto educativo “Baltazar Júnior” dedicado ao público infantojuvenil.

A Autarquia aposta, assim, no desenvolvimento da comunidade, ao nível cultural, promovendo valores como a coesão e o desenvolvimento social, a inclusão, e a educação. 

Nesse sentido, o Teatro Municipal Baltazar Dias através desta iniciativa visa dar a conhecer a história de um emblemático edifício, com mais de 135 anos, sendo que as visitas foram adaptadas para o meio digital, tal como muitos outros projetos pioneiros levados a cabo pelo Município do Funchal. 

O “Mistérios no Baltazar Dias” é, deste modo, uma visita interativa, onde o visitante passa a ser participante, decidindo o percurso e a sucessão de acontecimentos.

O evento narra um crime misterioso no TMBD, o rapto do projecionista. Os participantes com a ajuda da costureira e fiel da casa, têm de tentar descobrir quem foi o autor do crime e os motivos do mesmo, enquanto conhecem a história do teatro e do cinema no arquipélago.

A dramaturgia desta iniciativa consiste num diagrama composto por cerca de 30 cenas, que são gravadas nos diferentes espaços do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Esta é uma produção da Casa Invisível para o Projeto Educativo “Baltazar Júnior”.

A Câmara Municipal do Funchal e o Teatro Municipal Baltazar Dias pretendem ser transmissores de cultura, investindo no estímulo às artes performativas e plásticas.

Sinopse:

“O Cinema chegou pela primeira vez ao Funchal há mais ou menos 100 anos atrás e foi um tremendo sucesso!
A sala do teatro enchia-se de público dia após dia, para assistir às novíssimas imagens em movimento, trazidas de Paris por dois ilustres irmãos. O projecionista preparava as fitas, abriam-se as portas, soava o gongo e… voilá! A magia acontecia!
Até que um dia, algo de estranho se passou…
Esta não é só mais uma visita ao Teatro Baltazar Dias, é um pedido de ajuda para salvares a História do Cinema!
Conseguirás resolver este enigma?
Uma Visita-Jogo Interativa em que o/a visitante é quem decide o percurso e a sucessão dos acontecimentos, numa aventura pelo(s) espaço(s) e histórias do teatro.”

*A partir dos 6 anos

Ficha técnica:

Com Diogo Gonçalves; Luís Lobo Pimenta; Sara Cíntia; Xavier Miguel
Dramaturgia | Catarina Claro e Xavier Miguel
Realização e Produção Audiovisual | Rui Dantas Rodrigues
Som | Adelso Andrade
Figurinos e Adereços | Cristiana de Sousa
Confeção | Fátima Martins
Direção Artística | Catarina Claro

- Campanhas CMF -

ARTIGOS RELACIONADOS

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a navegar em funchal.pt está a consentir a utilização de cookies. Aceito Ler mais...