2,5 milhões de euros para a Cultura em 2023
Decorreu ontem a apresentação da temporada artística de 2022/23 do Teatro Municipal Baltazar Dias, bem como da Agenda Quadrimestral Digital, com o presidente da Câmara Municipal, a anunciar «o mais alto orçamento de sempre» para a cultura, isto para 2023.
Como adiantou Pedro Calado, no próximo ano serão dois milhões e meios de euros, o que significa mais 800 mil euros do que a cultura teve este ano no orçamento municipal, cujo valor foi 1,7 milhões de euros.
Pedro Calado, que detém o pelouro da cultura, destacou a aposta do Município do Funchal, na cultura, salientando, no caso do Teatro Municipal Baltazar Dias, o objetivo passa por «manter uma sala de espectáculos rica, aberta, com uma oferta abrangente», já que a edilidade quer que «toda a população tenha acesso à cultura», sendo ainda objectivo «privilegiar os nossos jovens, sobretudo com a dinamização da produção».
Nesse sentido, apontou o programa IMPULSO, da autarquia, que vai apoiar quatro jovens artistas, com um apoio de cerca de cinco mil euros. Os projectos a apoiar são nas áreas das artes visuais, teatro, música, e dança.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal fez ainda um balanço à temporada artística finda do Teatro Municipal Baltazar, destacando os dados extremamente positivos, quer em número de espectáculos, quer em número de espectadores, o que coloca o TMBD na vanguarda dos teatros portugueses.
Refira-se ainda que o Funchal vai ter apoios nacionais no que se refere à cultura, como explicou Pedro Calado, visto que foi efectuada uma candidatura e o TMBD foi incluído no Plano de Recuperação e Resiliência com uma verba superior a 600 mil euros nos próximos quatro anos.
Note-se que o TMBD celebra no próximo ano o seu 135º aniversário.