Funchal acolhe “Memoriae et Humanitatis”: exposição comemorativa do Centenário das Irmãs Hospitaleiras
Entre os dias 12 e 16 de maio estará disponível, no átrio dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Funchal, a exposição “Memoriae et Humanitatis”, uma iniciativa da Casa de Saúde Câmara Pestana, instituição que desenvolve a sua atividade no âmbito da saúde mental e psiquiatria.
A exposição tem como objetivo assinalar o centenário da chegada das Irmãs Hospitaleiras à Região Autónoma da Madeira.
O projeto expositivo assenta no percurso histórico da criação da Casa de Saúde Câmara Pestana, fundada em 1906, e integra um ciclo de exposições em diferentes polos sediados no centro histórico do Funchal.
Os espaços selecionados refletem etapas significativas na evolução da Instituição, culminando com a sua entrega às Irmãs Hospitaleiras, em 1925, possibilitando, assim, a construção de um roteiro cronológico pelos diferentes polos expositivos.
Especificamente, a exposição a decorrer no átrio dos Paços do Concelho, e considerando que a Casa da Saúde sofreu ao longo de um século profundas alterações arquitetónicas, abrangerá essa evolução, bem como a reconfiguração urbanística da cidade do Funchal, destacando os espaços dedicados à prestação de cuidados de saúde mental, promotores de bem-estar e qualidade de vida.
Registe-se que, pela centralidade dos Paços do Concelho e pelo contributo do Município do Funchal para o desenvolvimento da ação das Irmãs Hospitaleiras, justifica a escolha da autarquia como um dos polos deste roteiro em memória das Irmãs Hospitaleiras na Madeira.