• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Youtube
  • WhatsApp
  • Contact Center – 291 211 000
Funchal
  • Início
  • Município
    • Atualidade
      • Notícias
      • Vídeos
      • Destaques
    • História
      • Paços do Município
      • Heráldica
      • Carta Régia
      • Salas Nobres
    • Câmara Municipal
      • Composição
        • Presidente e Vereadores com Pelouros
        • Vereadores sem Pelouros
      • Deliberações
      • Organograma
    • Assembleia Municipal
      • Composição
      • Deliberações
      • Inscrição nas Sessões da Assembleia Municipal
      • Sessões em Direto
    • Juntas de Freguesia
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • Santo António
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
      • Sé
    • Cidades Geminadas
  • Apoios Sociais
    • Programas de Apoio Social
    • Educação
      • Manuais Escolares
      • Bolsas de Estudo
      • Bolsas de Mérito e de Valor
    • Habitação
      • Subsídio Municipal ao Arrendamento
      • PRESERVA
    • Emprego
      • Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho
    • Medicamentos
    • Natalidade e Família
    • Cartão Municipal
      • Cartão 55+
      • Cartão Família Numerosa
    • Associativismo
  • Serviços
    • CMFonline
    • Funchal Alerta
    • Loja do Munícipe
    • Urbanismo Online
  • Áreas Intervenção
    • Urbanismo e Ordenamento do Território
      • CMFonline
      • Consulta de documentos certificados
      • PDM
      • Cartas do Património
      • GeoFunchal
      • Legislação
      • Planos Municipais
      • Áreas de Reabilitação Urbana
      • Unidades de Execução
      • REOT
      • Requerimentos de Urbanismo
      • Procedimento de Legalização
    • Habitação Social
    • Complexos Balneares
      • Frente MarFunchal
      • Praia Acessível – Praia para todos
    • Ambiente
      • Recolha de Resíduos
    • Educação
    • Ciência
    • Cultura
    • Juventude
      • Conselho Municipal de Juventude do Funchal
      • Plano Municipal de Juventude
      • Associativismo Juvenil
      • Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude – FNAJ
    • Desporto
      • Infraestruturas
    • Envelhecimento Ativo
      • Centro Comunitário do Funchal
      • Ginásios Municipais
      • Universidade Sénior do Funchal
    • CPCJ
    • Causa Animal
    • Proteção Civil
      • Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
      • Sensibilização
      • Guia Dar a volta ao Perigo
    • Diáspora e Migrações
  • Consulta
    • Estratégia Fiscal
    • Estratégia para a Habitação
    • Estratégia Alimentar do Funchal
    • Recursos Humanos
      • Procedimentos Concursais para Recrutamento de Trabalhadores
      • Procedimentos Concursais Concluídos
      • Geral
      • Fórum Emprego Online
      • Protocolos/ Parcerias e benefícios
    • Orçamento
      • Orçamento da Câmara
      • Orçamento Participativo Funchal
    • Deliberações
      • Deliberações das Reuniões de Câmara
      • Deliberações da Assembleia Municipal
    • Consultas Públicas
    • Editais, Concursos, Regulamentos, Impostos e Taxas
    • Projetos Financiados
    • Eleições
      • Eleições Legislativas – 18 de Maio de 2025
      • Eleições – Editais
    • Parcerias: Social | Saúde
      • Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência
      • Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura
    • Plano Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação
      • Conselho Municipal
      • Plano Municipal
      • Regulamento
    • Instrumento Territorial Integrado do Funchal
  • Empresas
    • Apoio às Empresas
      • Apoios e Benefícios Municipais
        • + Comércio Local
        • Benefícios Fiscais para Reabilitação Urbana (IFRRU 2020)
        • Bolsa de Serviços Especializados
        • Made in Funchal
        • Lojas com História
        • Lista de apoios concedidos
      • Apoios e Benefícios Regionais e Nacionais
      • Boletim económico
    • Investimento
    • Empresas Municipais
      • Frente MarFunchal
      • SocioHabitaFunchal
    • Fórum Emprego Online
  • Visitar
    • Visit Funchal
    • Mercados Municipais
    • Teatro Municipal Baltazar Dias
    • Museu de História Natural do Funchal
    • Museu Henrique e Francisco Franco
    • Museu A Cidade do Açúcar
    • Biblioteca Municipal do Funchal
    • Parque Ecológico do Funchal
    • Estação de Biologia Marinha
    • Estação do Monte
    • Capela da Boa Viagem
  • Pesquisar
  • Menu Menu
Município do Funchal dinamiza a Semana da Diversidade Cultura

O Município do Funchal dinamiza a Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento: evento começa segunda-feira

14 de Maio, 2025/em Notícias

Entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, o Município do Funchal realiza, pela primeira vez, a Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no município, num momento em que o debate global sobre a imigração se torna cada vez mais sensível e que visa promover a integração e o convívio entre comunidades diversas, especialmente enfatizando a importância dos migrantes enquanto agentes que contribuem para uma sociedade mais inclusiva e plural.

A vereadora Ana Bracamonte, responsável pelo pelouro da Diáspora e das Migrações, destaca que estão programados diversos eventos distribuídos por vários espaços da cidade.

As atividades contemplam áreas como Educação, Cidadania, Psicologia, Música, Literatura, Fotografia, Desporto e Dança e têm como objetivo fomentar o diálogo intercultural e fortalecer as redes de apoio existentes, essenciais para consolidar a integração da comunidade migrante.

A programação tem início com o lançamento da campanha “Humanidade é Diversidade”, que pretende promover a aceitação da identidade e a empatia pelo outro, além de divulgar a riqueza étnica, cultural e linguística presente no Município.

Neste sentido, a promoção da língua portuguesa é enfatizada como um fator de integração, pois facilita a comunicação e contribui para um ambiente verdadeiramente multicultural, onde as trocas linguísticas enriquecem o quotidiano dos cidadãos.

No dia 19 de maio, às 15h30, na Sala da Assembleia Municipal, terá lugar a conferência “Diversidade Cultural: Estratégias para o Diálogo e o Desenvolvimento”.

Nesta sessão, vários oradores apresentarão as estratégias de diálogo que têm sido desenvolvidas para envolver a comunidade migrante nas suas áreas profissionais.

Seguidamente, às 16h30, no Átrio da Câmara Municipal, ocorre a inauguração da exposição fotográfica “Olhares de Origem”.

Criada de raiz pelo Município, em colaboração com o fotógrafo migrante Juan Gomes, a exposição narra as histórias dos migrantes oriundos de diversos países e que atualmente residem no Funchal.

O evento contará com um momento musical de Sílvio VioBass, imigrante natural de Angola.

No dia 20 de maio, a programação prevê a realização duma formação sobre diálogo intercultural, ministrada pela Dra. Ana Paixão, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), na Sala da Assembleia Municipal.

A formação, que combina atividades práticas e teóricas, destina-se a organizações, associações, entidades públicas e privadas, bem como a profissionais que trabalham ou se relacionam com a comunidade migrante, dotando-os de ferramentas para um atendimento mais inclusivo, empático e eficiente.

No Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, em 21 de maio, a vereadora Ana Bracamonte convida as crianças das escolas do 1.º ciclo do Funchal para a iniciativa “Volta ao Mundo com Histórias Musicadas”, realizada no Jardim Municipal às 10h. Dinamizada por Leda Pestana e combinando narração oral com melodias de saxofone e piano, a atividade permitirá que os mais pequenos conheçam tradições, músicas e histórias de outras culturas, preparando-os para a construção de um mundo globalizado, no qual o preconceito e a discriminação são combatidos desde a infância.

Na mesma data, às 15h30, na Sala da Assembleia Municipal, decorre a sessão de sensibilização “Bullying e Interculturalidade: Por uma escola que acolhe”.

Destinada aos alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico, esta atividade, conduzida pela psicóloga luso-venezuelana Betânia Costa, promoverá uma reflexão sobre a aceitação da multiculturalidade e o respeito pela individualidade.

No dia 22 de maio, o destaque é para o desporto e a dança. Pelas 11h30, com a colaboração da Divisão do Desporto e da Juventude e da Escola Secundária Francisco Franco, realiza-se uma palestra sobre “Novas modalidades desportivas: Teqball, Softball e Ultimate Frisbee”, na Sala de Sessões da escola – destinada a alunos, professores de Educação Física e Desporto, bem como a demais interessados.

A palestra será seguida por uma demonstração prática das modalidades no campo exterior, evidenciando como os movimentos migratórios contribuem para a introdução de novas práticas desportivas em diversas regiões.

Já às 16h, no Ginásio de São Martinho, acontece uma aula de Dança Contemporânea com Jazz, ministrada por Itana Leão, artista oriunda do Brasil, que recentemente passou a residir no Funchal.

Tanto a dança quanto o desporto são reconhecidos como poderosas ferramentas de inclusão social, proporcionando benefícios para a saúde física e mental e promovendo a integração num tecido social diversificado.

Ana Bracamonte salienta que num momento em que o tema da imigração acende debates em escala mundial, eventos que promovem o diálogo intercultural e a valorização da diversidade assumem um papel crucial.

Ao incentivar o convívio entre culturas e estimular a empatia pelas diferenças, iniciativas como esta ajudam a desfazer preconceitos e a construir uma sociedade mais coesa e justa.

A integração da comunidade migrante não só enriquece o panorama cultural, mas também fortalece a economia, melhora a qualidade do atendimento em serviços públicos e incentiva a inovação social, acrescenta.

Assim, a Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento representa uma resposta proativa a desafios globais, demonstrando que o entendimento e a colaboração são os melhores caminhos para um futuro sustentável e inclusivo.

Para mais informações e consulta do programa completo, aceda ao website migrações.funchal.pt.

Alguns eventos requerem inscrição prévia através do e-mail diaspora.migracoes@funchal.pt.

Etiquetas: Assembleia Municipal, Notícias, Semana da diversidade, vereadora Ana Bracamonte
Partilhar
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.funchal.pt/wp-content/uploads/2025/05/3f569e0a-d9e7-4505-a74a-265e8a97efa2.jpg 599 900 CMF https://www.funchal.pt/wp-content/uploads/2023/09/0_WFx_mun.png CMF2025-05-14 13:01:072025-05-14 13:01:07O Município do Funchal dinamiza a Semana da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento: evento começa segunda-feira
Artigos Relacionados
ASAASA entregou 34 projectos do “+ Habitação”
Teatro Baltazar DiasTeatro Baltazar Dias presente na primeira conferência da Rede Teatros e CineTeatros Portugueses
Redução fiscalVice-presidente da CMF destaca redução fiscal existente no Funchal
Funchal promove “Maratona do Funchal 2025”: CMF investe 14 mil euros na iniciativaFunchal promove “Maratona do Funchal 2025”: CMF investe 14 mil euros na iniciativa
Educação da CMF assinala Dia Nacional dos Centros Históricos, que hoje se comemora
Festa da Alegria no Montado da EsperançaFesta da Alegria no Montado da Esperança
Reunião 04/05/2023Acordo tripartido permite fazer ligações das águas residuais do Funchal para Câmara de Lobos
Funchal homenageou 21 trabalhadores que se aposentaram no primeiro semestre de 2024Funchal homenageou 21 trabalhadores que se aposentaram no primeiro semestre de 2024

Pesquisar

Siga-nos

  • facebook
  • instagram
  • x
  • tiktok
  • youtube
  • whatsapp

Categorias

  • Apoios e Benefícios Municipais
  • Avisos
  • CMF recupera túneis e investe seis milhões de euros nas artérias principais das freguesias
  • Consulta – Parcerias
  • Consultas Públicas
  • Destaques
  • Notícias
  • Sem categoria

Arquivo

Câmara Municipal do Funchal
Praça do Município
9004-512 Funchal

www.funchal.pt

SOBRE NÓS

Câmara Municipal do Funchal

Empresas Municipais

Paços do Município e Heráldica

Certificação da Qualidade

Imagem Corporativa

Política de Privacidade

APOIOS

Educação

Habitação

Emprego

Empresas

Medicamentos

Natalidade e Família

Cartão Municipal

Associativismo

ACESSO RÁPIDO

CMFonline

Funchal Alerta

Loja do Munícipe

Adesão à fatura eletrónica

Leitura do contador da água

Horários de recolha de resíduos

Documentação

Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho Denúncias
CONTACTOS

Contact Center CMF

291 211 000

(todos os dias, das 08h às 22h)

SERVIÇOS ONLINE
CMFonline
Iniciar Sessão Criar Conta

Câmara Municipal do Funchal
Praça do Município
9004-512 Funchal

www.funchal.pt

SOBRE NÓS

Câmara Municipal do Funchal

Política de Privacidade

APOIOS

Educação

Habitação

Emprego

Empresas

Medicamentos

Natalidade e Família

Cartão Municipal

Associativismo

ACESSO RÁPIDO

Loja do Munícipe

Adesão à fatura eletrónica

Leitura do contador da água

Horários de recolha de resíduos

Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho Denúncias
CONTACTOS

Contact Center CMF

291 211 000

(todos os dias, das 08h às 22h)

SERVIÇOS ONLINE
CMFonline
Iniciar Sessão Criar Conta
funchal.pt © CMF | DSI 2025
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • Youtube
  • WhatsApp
“Vila+Feliz” e “Espaço-InovaRaiz” são os projetos vencedores da iniciativa...ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEMCMF abre concurso para 20 vagas de Assistente TécnicoCMF abre concurso para 20 vagas de Assistente Técnico
Scroll to top