Câmara do Funchal auscultou empresários e deu a conhecer apoios
A Câmara Municipal do Funchal associou-se à comemoração do dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, MPMEs, como forma de reconhecer a importância que estas empresas assumem no tecido económico local e regional.
Durante a semana passada, a vice-presidente do Município, Cristina Pedra, efetuou um Roteiro Empresarial, com visita a três estabelecimentos comerciais (Saudades de Ti Funchal; Loft – Brunch & Cocktails e Café da Fortaleza), de três diferentes freguesias do Funchal, fazendo-se acompanhar dos respetivos presidentes de junta, e de alguns colaboradores do Balcão do Investidor, organismo este, que será responsável pela aplicação dos apoios ao comércio.
“É este o espírito que este executivo pretende implementar, ou seja, fomentar a proximidade entre empresários, instituições públicas e munícipes, utilizando para o efeito as juntas de freguesia, como canal privilegiado de comunicação, e assim responder atempadamente e com eficácia aos problemas que os munícipes enfrentam”, revela Cristina Pedra.
Para o efeito, a vice-presidente do município deu a conhecer os dois apoios recentemente aprovados, e que a Câmara Municipal do Funchal disponibilizará aos empresários, permitindo solucionar algumas das preocupações manifestadas.
O “Alavancar” incidirá no apoio à estrutura, às operações e à promoção do estabelecimento comercial, e passará pelo pagamento de 60% das despesas apresentadas, até ao teto máximo de 10 mil euros, podendo o empresário beneficiar de até 20% de majoração.
O “Re-Abrir” comtemplará um apoio de 50% do valor da renda, durante 6 meses, e para despesas de requalificação ou modernização do espaço, mediante a apresentação de fatura, com prémio no valor de mil euros.
Os empresários que pretendam aceder a estes apoios têm de ter a situação regularizada junto da autoridade tributária e da segurança social, bem como do município. Estabelecimentos que estejam abertos durante os sábados e domingos serão beneficiados com maior subsídio a fundo perdido, assim como será valorizada a manutenção dos postos de trabalho.
Todas a informações referentes aos apoios serão publicadas no site do Município, em www.funchal.pt, onde os empresários poderão efetivar as suas candidaturas, sendo que o Balcão do Investidor, na Praça do Município, está disponível para os esclarecimentos tidos por necessários.