Digital vale 80% na interação entre Funchalenses e CMF
Câmara Municipal do Funchal assinala Dia Nacional da Desburocratização com crescimento sustentado dos serviços descentralizados e não presenciais
A Câmara do Funchal está empenhada na transformação digital e na simplificação de serviços ao munícipe, dispondo já de um vasto conjunto de ferramentas integradas, que permitem aos funchalenses tratar de vários assuntos, em horários alargados.
“Estejam onde estiverem, a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel, qualquer cidadão pode usufruir dos mais diversos serviços não presenciais”, revela a vice da CMF, nomeadamente através do Funchal Alerta, do CMFOnline, do Urbanismo Online, do Contact Center e do serviço web-chat, estes últimos em horário alargado (08h-22h), todos os dias da semana.
“No seu conjunto, estes serviços descentralizados e não presenciais da Câmara do Funchal representam já cerca de 80% de todas as interações e solicitações diárias dos munícipes, tendo crescido mais de 30% nos últimos 6 meses” garante Cristina Pedra.
Considerando toda a estratégia e o reforço da disponibilidade de atendimento e proximidade aos munícipes, a Câmara do Funchal assinala o Dia Nacional da Desburocratização, que todos os anos se comemora na última 5ª feira de outubro, e que foi criada em 1990 com o intuito de promover iniciativas que vão ao encontro da facilitação de formalidades e simplificação de procedimentos aos cidadãos.
Funchal Alerta regista 2.600 ocorrência por mês
Nesse sentido, já no início desta semana, foram destacadas as boas práticas de cidadania, com a distinção de um munícipe, utilizador assíduo da plataforma Funchal Alerta, e que muito tem colaborado com os serviços municipais, tendo mais de 1.500 ocorrências reportadas de forma individual naquela plataforma. Neste momento, o Funchal Alerta processa mais de 2.600 ocorrências por mês, sendo que mais de 90% se encontram em resolução final ou já concluídas.
O Dia Nacional da Desburocratização será ainda assinalado com a introdução de novas funcionalidades na plataforma CMFOnline, nomeadamente o Livro de Elogios digital e o aplicativo para sugestões/reclamações, além de uma ação interna com os colaboradores do Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma (CIGMA), que visitarão as obras da quase requalificada Escola das Quebradas, em Santa Rita, onde muito em breve funcionará o CIGMA, que agregará todos os serviços não presenciais da autarquia.
CMFOnline com 7.000 utilizadores
“De salientar que o CMFOnline é atualmente a plataforma com maior crescimento (mais de 300% desde a entrada em funções do atual executivo), sendo utilizada já por mais de 7.000 funchalenses, que usufruem de cerca de duas dezenas de serviços online e que permitem”, sustenta Cristina Pedra, dando como exemplo a consulta de faturas de água, verificação de pagamentos, adesão à fatura eletrónica e ao débito direto, celebração de contratos de água, requerimentos de trânsito, submissão de documentos relativos a apoios sociais ou candidaturas às bolsas de estudo do ensino superior. “De forma gradual, a prioridade é integrar cada vez mais serviços efetivos disponíveis, que não se resumam a formulários online para download”, adianta a vice-presidente do município.
Contact Center vai já com 80.000 chamadas atendidas este ano
A interatividade e proximidade da autarquia com os munícipes fica completa com o Contact Center, que inclui um serviço de web-chat, em funcionamento todos os dias da semana e em horário alargado, muito além do normal horário de expediente de uma autarquia, entre as 08h e as 22h, num atendimento omnicanal, que já atendeu, este ano, mais de 80.000 chamadas e com 88% de nível de serviço. “Recorde-se que, já com este executivo, a autarquia efetuou um investimento na plataforma do seu contact center, tornando-o ainda mais autónomo e digital, permitindo inclusive situações de trabalho remoto no serviço telefónico em caso de necessidade”, reforça Cristina Pedra.
CIGMA quase pronto
Com o início do funcionamento do CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma, na antiga Escola das Quebradas, em Santa Rita, cujas obras se encontram em fase de conclusão, será instalado, não apenas o coração de todos os serviços digitais do município, como funcionará, também, o centro de comando da cidade, em articulação direta com o Serviço Municipal de Proteção Civil.