‘Festas da Sé’ começam sexta-feira
Bruno Pereira destaca nova aposta a ‘Rota dos Petiscos’ e o reforço da animação na edição de 2025
A Câmara Municipal do Funchal promove, entre os dias 30 de maio e 7 de junho, mais uma edição das Festas da Sé, um dos eventos culturais mais emblemáticos da cidade, que anima as ruas históricas do centro com um diversificado programa musical, cultural e gastronómico.
Na apresentação realizada no Salão Nobre, o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, destacou como principal novidade da edição de 2025 a ‘Rota dos Petiscos’, uma iniciativa que envolve mais de metade dos restaurantes locais (15 no total), oferecendo aos visitantes uma verdadeira viagem pelos sabores regionais e petiscos típicos madeirenses. A nova aposta visa não só enriquecer a experiência cultural do evento, como também promover a restauração e o comércio local, potenciando o aumento do número de visitantes e a atração de novos clientes.
Bruno Pereira salientou ainda o reforço da animação ao longo dos nove dias do evento, que decorrerá nas principais artérias da freguesia da Sé, incluindo a Rua João Tavira, Rua dos Ferreiros, Rua do Bispo e o Largo do Chafariz. Serão mais de 200 participantes envolvidos em 32 atuações, com a presença de artistas e grupos regionais.
Quanto aos horários, o autarca assegura um “equilíbrio” entre a animação e o direito ao descanso dos residentes. Durante a semana, a aminação decorrerá até às 23h, e ao fim de semana, até à meia-noite.
Tal como em edições anteriores, o Município do Funchal garante o reforço da fiscalização, da segurança e da limpeza urbana.
As ‘Festas da Sé’ 2025 prometem, assim, ser um ponto de encontro entre cultura, gastronomia e tradição, contribuindo para o reforço da identidade local e para a dinamização do coração do Funchal.
Bruno Pereira sublinhou o papel histórico das Festas da Sé na criação de uma nova abordagem à animação turística nos anos 90. “Inicialmente conhecidas como Festas da Cerveja, este foi um evento pioneiro na cidade do Funchal. Na altura, percebeu-se que os eventos poderiam ser polos de desenvolvimento do comércio local, devendo ser essa a lógica da animação turística”.
O evento, organizado em parceria com a Junta de Freguesia da Sé e com o apoio da Empresa de Cervejas da Madeira, representa um investimento de 30 mil euros.