Funchal faz inventariação para melhorar as condições do canil municipal do Vasco Gil a partir de 2022
O executivo de Pedro Calado vai desenvolver uma nova estratégia para a causa animal.
O Presidente da Câmara do Funchal visitou o canil municipal no sitio do Vasco Gil, Santo António, com o objectivo de se inteirar das condições do espaço que é gerido actualmente pela AMAIS-Associação Madeira Animais. O canil composto por quatro plataformas e dois edifícios alberga mais de 270 animais.
O autarca enaltece o trabalho que a AMAIS está a fazer no acompanhamento e tratamento dos animais e anunciou que a CMF vai reforçar o apoio financeiro anual e que é actualmente de 150 mil euros.
Outro propósito desta visita, referiu o autarca, é colocar o crematório municipal animal a funcionar correctamente e tratar de uma vez por todas do seu licenciamento já que esta é a única instalação que existe no concelho do Funchal.
Também é objectivo apostar fortemente na realização de campanhas de sensibilização e de educação,. A defesa da causa animal é uma questão que a todos diz respeito, não só das entidades municipais ou regionais. É um problema de toda a sociedade e tem de partir da mentalidade e de educação de toda a gente.
A realização de campanhas de sensibilização e educativas fazem parte do Plano Estratégico Municipal para a Causa Animal que a autarquia vai desenvolver, no qual estão incluídas, campanhas de esterilização massiva, num trabalho conjunto com todas as juntas de freguesia, o lançamento de programas de adoção conscientes e campanhas de vacinação com acompanhamento do veterinário municipal, e um programa de teleconsultas veterinárias gratuitas para animais registados.