“Jardim com vida” no Jardim Municipal abrange 23 escola do 1º Ciclo do Funchal
A Vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, acompanhou esta tarde a atividade de sensibilização ambiental “Jardim com vida” que decorreu no Jardim Municipal do Funchal.
Para a vereadora, “a sensibilização ambiental assume um papel fundamental no despertar da consciência ambiental dos cidadãos, sendo importante manter todo este trabalho de forma a sensibilizar os mais jovens, deixando as novas gerações mais preparadas para o futuro.”
É com este propósito que a Câmara Municipal do Funchal, através da Unidade de Sensibilização Ambiental, desenvolveu a atividade “Jardim Com Vida” oferecendo aos alunos do Município do Funchal uma aquisição de conhecimento diferenciada baseada na observação in loco.
Assim sendo, o “Jardim com Vida” é uma visita de exploração/ descoberta do Jardim Municipal do Funchal. Os participantes são desafiados ao longo da visita a conhecer as diferentes formas de vida existentes no Jardim: plantas, aves, répteis e insetos.
Tem como objetivos a exploração do jardim como um espaço de aprendizagem, a compreensão da importância dos espaços verdes na cidade, dar a conhecer alguns dos organismos vivos existentes neste ecossistema e compreender a importância da sua preservação.
Indo ao encontro dos currículos pedagógicos do 1.º ciclo do ensino básico (destinatários desta ação) os alunos são incentivados a explorar os conceitos: árvore, arbusto, herbácea, espaços verdes, biodiversidade, ecossistema, avifauna, polinização, entre outros.
Aos alunos é distribuída uma maleta que contém várias fichas com os desafios que vão ter de preencher ao longo do percurso auxiliado por um mapa do Jardim.
O “Jardim com Vida” decorre entre abril e junho deste ano abrangendo 23 escolas do 1.º Ciclo do Funchal num total de 500 alunos.