Especialistas internacionais destacam excelência do CIGMA e Proteção Civil do Funchal
Bruno Pereira acompanhou comitiva internacional neste segundo dia de atividades, inseridas no 12.º Encontro de Cidades Resilientes. Evento visa reforçar estratégias de resiliência urbana até 2026.
CIGMA e Serviço Municipal de Proteção Civil Funchal (SMPCFunchal) foram as duas grandes apostas escolhidas pela autarquia funchalense que, para além de anfitriã deste 12.º Encontro, é Coordenadora Nacional das Cidades Resilientes.
Mais um selo de garantia de qualidade. Desta vez, pela comunidade internacional especializada em gestão de crise e catástrofe que considerou, durante uma visita às instalações do CIGMA e SMPCFunchal, duas referências na proteção e acompanhamento à população. O executivo funchalense vê assim reconhecido, uma vez mais, o investimento financeiro de 1,3 milhões de euros executados na requalificação desta infraestrutura, localizada em São Martinho, mais precisamente, na antiga escola das Quebradas.
Inaugurado em 2023, o reconhecimento ao CIGMA já havia chegado na forma de menção honrosa, através do Prémio Smart Cities – António Almeida Henriques 2024, na categoria “Transformação Digital”.
Trata-se de uma infraestrutura moderna e inovadora que centraliza a gestão municipal em tempo real, desde tráfego a emergências, sem recurso a empresas especialiazidas em Call Center e, totalmente, gerida pela CMF. Destaque ainda para o Serviço Muncipal de Proteção Civil, localizado no mesmo edifício e que conta com capacidade para 50 postos temporários em situações de crise e/ou emergência.
Para além da visita a este espaço, a comitiva composta por representantes da ONU, autarcas portugueses e especialistas de países como Brasil e Moçambique realizaram via teleférico, o trajeto do Almirante Reis até ao Monte. Oportunidade que serviu para constatar todo o trabalho de recuperação e requalificação da Ribeira de João Gomes, servindo assim como mais um digno exemplo de prevenção de riscos e catástrofes em zonas urbanas.